Biocibernética bucal melhora qualidade de vida dos pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Essa modalidade relaciona a nossa saúde bucal com o bom funcionamento do organismo

Você já deve ter ouvido falar que nossa saúde bucal está relacionada ao bom funcionamento de todo o nosso organismo. Esse conceito possui ligação direta com a biocibernética bucal.

A biocibernética bucal foi desenvolvida por cientistas brasileiros na década de 60. Eles tiveram a percepção de modificar a abordagem que se tinha da boca e ampliaram o conceito para a influência dela em relação ao corpo.

A Biocibernética Bucal é uma modalidade odontológica que se dispõe a auxiliar ou mesmo a tratar problemas de saúde através do redimensionamento bucal.

Essa técnica encara o paciente odontológico como um todo de uma maneira holística. Portanto, sempre deve ser lembrado que cada dente carrega informações de toda a vida do indivíduo.

Quais são as vantagens da biocibernética bucal

Esse método proporciona diversos benefícios, tanto para a saúde de nossa boca quanto para o nosso organismo. Aqui você fica conhecendo um pouquinho mais sobre cada um deles:

  • Otimização da respiração. Isso  auxilia no tratamento de doenças respiratórias como alergias, asma, bronquite, sinusites, ronco (também conhecido como apneia do sono).
  • Liberação do fluxo salivar, pela descompressão da língua. Isso favorece a auto limpeza bucal. Isso promove uma redução no número de cáries, doenças da gengiva, aftas. Assim, processo digestivo e excretório são normalizados, aliviando gastrites, úlceras e hemorroidas.
  • Melhoria de quadros de pressão arterial, dores articulares e outras centenas de problemas, pela interligação de todos os sistemas orgânicos (circulatório, esquelético, digestivo, etc.) com a oxigenação do nosso corpo.

Como funciona a biocibernética bucal?

A primeira fase da biocibernética envolve uma espécie de entrevista com a pessoa. Assim, é possível que o profissional obtenha um panorama geral de seu paciente, conhecendo-o em sua totalidade.

É comum que o dentista realize algumas perguntas. As mais comuns são como o indivíduo foi gerado, o tipo de parto, como foi amamentado, entre outros fatores, até chegar à história médica atual do paciente.

Assim, é possível traçar um plano de tratamento e o tipo de aparatologia mais indicada para cada paciente. Com isso, podemos dizer que o tratamento único e individualizado.

É comum que em crianças até quatro anos de idade, o foco seja a recuperação de espaços para o acomodamento da língua e dos dentes de forma correta na cavidade bucal.

Isso promove uma reeducação da postura corporal além de devolver a harmonia da face.

Em adultos, o objetivo também é desenvolver esse espaço funcional.

Assim, o dentista remaneja a posição dos maxilares, inicialmente com os aparelhos e futuramente, se necessário, confeccionando próteses, novas restaurações para mantermos o reposicionamento obtido com o tratamento.

O comum é que na abordagem de clínica geral sejam observados os problemas bucais mais conhecidos. Assim, o dentista observa uma simples cárie, mal posicionamento dos dentes e problemas gengivais.

Em seguida, o paciente é orientado sobre como essas anomalias podem afetar a saúde de maneira geral, atuando na correção e prevenção dessas adversidades.

Para concluir, podemos dizer que tratamentos relacionados a biocibernética bucal vão muito além da estética ou somente da saúde bucal. Eles possuem relação direta com outras funções do organismo e consequentemente com o bem estar geral dos pacientes.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.