PACIENTES

Bebê com gengiva roxa é algo que deve preocupar os pais?

Bebê com gengiva roxa é algo que deve preocupar os pais?

Assustando a maioria dos pais que encontram um hematoma na boca do bebê, não é motivo para preocupações

A maioria dos pais de primeira viagem, ou até mesmo os que ainda não passaram por tal situação, se assustam ao se depararem com o bebê com gengiva roxa.

Porém, o que muitos não sabem, é que isso é mais do que o normal e vão correndo ao odontopediatra procurando por respostas. Continue lendo nosso artigo que nós explicaremos tudo sobre bebê com gengiva roxa.

Um bebê com gengiva roxa não é algo para se preocupar. Isso ocorre normalmente logo no começo, quando os dentinhos estão começando a nascer. Dessa forma, podem acabar irritando a área em si e ocasionando assim um pequeno hematoma que deixará a área escura.

O Que Deixa um Bebê com Gengiva Roxa?

Como já explicamos anteriormente, essa pequena mancha roxa na gengiva do bebê não é sinal de nenhum problema grave acontecendo.

Na maioria dos bebês, é logo quando ainda são bem pequenos, quase recém-nascidos, que os primeiros dentinhos de leite começam a aparecer.

Dessa forma, em alguns casos, é muito normal que, nesse movimento de crescimento do dente, ocorra um hematoma de erupção dentária, devido aos vasos sanguíneos que se rompem.

É nesse momento então que a gengiva fica roxa.

Porém, como sabemos, é mais do que normal que os pequenos estejam sempre com objetos na boca. Se os pais não estiverem atentos, leves ferimentos nas gengivas também podem levar a esse escurecimento.

O Que Fazer Com um Bebê com Gengiva Roxa?

O mais indicado é sempre que, caso você tenha dúvidas e não saiba nem por onde começar ao ver seu bebê com gengiva inchada e roxa, procurar um dentista.

Porém, existem sim alguns cuidados básicos sem grandes segredos que podem ser feitos em casa para amenizar tal situação, como por exemplo:

  1. Fazer uma higiene no local com a ajuda de um massageador de dedo;
  2. Massagear de leve a região com o hematoma, espalhando o sangue ali concentrado;
  3. Estar atento caso a marca não suma ou vá diminuindo.

Ainda assim, existem casos em que o hematoma só irá de fato sumir assim que o dentinho nascer. Porém, em algumas crianças isso pode demorar mais.

Essa demora costuma então deixá-los irritados e desconfortáveis. Por isso, novamente, procure um cirurgião-dentista para que ele possa realizar um pequeno corte na gengiva e facilitar a saída do dente.

Riscos de um Bebê com Gengiva Roxa

Por não ser algo grave, não existem problemas consideravelmente sérios que sejam ocasionados a partir dessa irritação na gengiva.

Porém, como a principal causa para isso é então a dificuldade que o dente de leite está tendo para nascer, pode trazer certos desconforto ao bebê, como por exemplo:

  • Febres
  • Choros
  • Dores
  • Irritabilidade
  • Coceira
  • Sono bastante agitado
  • Dificuldade ao comer e mastigar alimentos mais rígidos

Porém, tudo isso faz parte de um processo natural que acaba acontecendo com todos os bebês e logo passa, é apenas um incômodo momentâneo.

Com a ajuda de um bom cirurgião-dentista, entretanto, tudo fica mais fácil. Ele poderá te auxiliar com técnicas para tratar da melhor forma seu bebê com gengiva roxa.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também