Banco de Dentes Humanos: importância e funcionamento

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Ainda pouco conhecida, a doação de dentes humanos existe e têm muitos benefícios

Você sabia da existência um banco de dentes humanos? Provavelmente não. Mas ele existe, e é uma instituição sem fins lucrativos.

Todos que tiverem interesse, inclusive os profissionais da odontologia, podem fazer doações a um banco de dentes humanos. Pessoalmente ou até mesmo através do correio.

O banco de dentes humanos tem como finalidade suprir necessidades acadêmicas. São utilizados não só para pesquisas, mas também em atividades práticas.

Como ser um doador de dentes?

Para doar, é necessário que o termo de doação seja preenchido e entregue juntamente com o(s) dente(s). Caso o doador opte pelo correio, o termo deverá estar anexado.

Uma vez que a parte burocrática estiver resolvida, quaisquer tipos de dentes podem ser doados. As instituições aceitam em qualquer estado, quebrados, cariados, até mesmo coroas e raízes.

Entretanto, é importante que, no momento em que for doado, o dente seja lavado com água e sabão e esteja em um pote com soro fisiológico ou água destilada.

Curiosidade

Caso o dente a ser doado seja de leite, a doação de dentes pode ter outras finalidades além de uso acadêmico teórico e prático, pois foi descoberta em sua polpa a presença de células-tronco.

Procedimento no BDH

Ao chegarem ao banco, os dentes são desinfectados, esterilizados, separados e por fim estocados. Permanecendo congelados a uma temperatura de aproximadamente -20ºC.

Importância dos Bancos de Dentes Humanos

O banco de dentes humanos estabelece um elo forte com a bioética, a fim de escolher caminhos que não ofendam a dignidade humana.

Sem fins lucrativos e com o único objetivo de suprir necessidades acadêmicas, o banco de dentes pode fornecer suas doações também à pesquisas científicas, que dependem diretamente de dentes oficiais.

Do mesmo modo, muitos dos dentes doados servem também para testar e desenvolver novos métodos e produtos, com objetivo de aprimorar a qualidade de serviços odontológicos.

Ainda assim, o principal impacto visado pelos bancos de dentes humanos é a eliminação total do comércio de dentes que ainda existe em alguns locais.

Encontre um Banco de Dentes Humanos perto de você!

Abaixo algumas das Universidades brasileiras que possuem banco de dentes e qual o objetivo do uso:

  • UFAM (Universidade Federal do Amazonas) – Utilizados em pesquisas e atividades de ensino;
  • UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina) – Utilizados para regularizar órgãos dentários e pesquisas;
  • UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Fornecer dentes decíduos aos docentes ou alunos que precisarem e pesquisas;
  • UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros) – Utilizados para estudo de questões éticas e para pesquisas;
  • UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) – Utilizados em atividades didáticas e em ações de conscientização quanto ao uso de dentes em pesquisas;
  • USP (Universidade de São Paulo) – Utilizados em pesquisas e treinamentos pré-clínicos;
  • UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) – Utilizados nas áreas de Anatomia e Histologia e de caráter pré-clínico;
  • UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) – Utilizados para pesquisas e treinamentos didáticos;
  • UEM (Universidade Estadual de Maringá) – Utilizados em pesquisas odontológicas e em estudos pré-clínicos;

Se interessou em ser um doador de dentes? Agora você provavelmente já conhece algum banco de dentes humanos próximo à você e pode fazer sua doação.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.