Banco de dados do consultório aproxima dentistas e pacientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Coletar informação aproxima o profissional de seus pacientes

Com o avanço da tecnologia, já é possível a utilização de um banco de dados no consultório do dentista. Além disso, planilhas também são maneiras mais simples de realizar o armazenamento dessas informações.

Contudo, muitos profissionais da odontologia ficam em dúvida quando precisam decidir se devem ou não investir tempo e dinheiro em um banco de dados para seu consultório odontológico.

O banco de dados é essencial para um consultório odontológico. Essa ferramenta é utilizada para reunir dados e informações dos pacientes e dos tratamentos pelos quais eles passaram.

Quais informações são arquivadas em um banco de dados?

O banco de dados para consultório odontológico deve conter informações como:

  • Nome completo do paciente;
  • A data de nascimento do paciente;
  • O endereço completo do paciente;
  • E-mail do paciente;
  • Telefone fixo ou número de celular do paciente.

Além disso, é importante que os dados referentes aos tratamentos realizados também sejam coletados.

Desse modo, a data de início  e outros detalhes importantes do tratamento odontológico realizado também integram a base de dados.

Como captar informações para o banco de dados?

É recomendado que os dados sejam coletados ainda na primeira de visita do paciente ao consultório odontológico.

Dessa maneira, esses dados podem ser armazenados em algum software de gestão ou sistema de banco de dados.

Como utilizar o banco de dados no consultório?

O banco de dados dos pacientes é uma boa arma para aqueles profissionais da odontologia que pretendem se aproximar e fidelizar os seus clientes.

Assim, as informações coletadas podem trazer resultados positivos para o consultório.

As informações de contato, por exemplo, possibilitam que o profissional envie mensagens personalizadas ao paciente, seja em datas comemorativas, seja para recordá-lo da data de realização do tratamento.

Atitudes como essas são estratégias fundamentais do que chamamos de marketing odontológico.

O marketing odontológico tem como seu principal objetivo a otimização dos lucros e a atração de um número maior de clientes para seu consultório.

Um dos pilares desse tipo de marketing fazer com que o médico dentista conheça e se aproxime de quem frequenta seu consultório odontológico.

Assim, um elo de confiança é estabelecido e a volta do paciente ao consultório é garantida! Outra ação possível é a produção de conteúdos, que serão enviado por e-mail ou via redes sociais.

Esse conteúdo pode conter orientações sobre saúde e higiene bucal, informações de novidades referentes ao consultório e da carreira profissional do dentista, criando um canal de comunicação.

Isso é interessante para o marketing pessoal do profissional e uma maneira de atribuir valor à sua imagem.

Tratamento humanizado e o banco de dados

Estabelecer um elo de confiança e manter contato com os pacientes, mesmo após a finalização do tratamento, também é um dos pilares do tratamento humanizado.

A técnica do tratamento humanizado está se tornando cada vez mais popular nos diversos ramos da medicina, inclusive na odontologia.

Essa nova técnica visa ofertar mais comodidade ao paciente em tratamentos mais tecnológicos. Além disso, seu objetivo também engloba oferecer um tratamento mais respeitoso e completo.

Por isso, contar com um banco de dados entre no consultório possibilita que o profissional desenvolva seus relacionamentos, fidelize os pacientes, melhore a imagem de seu consultório e amplie a carta de clientes.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.