Bacupari pode beneficiar a saúde bucal de diversas maneiras

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre os benefícios medicinais da fruta

Você já ouviu falar sobre o bacupari? Trata-se de uma fruta que é esperança para o combate ao câncer. Assim, é possível observar a relevância desta iguaria.

O bacupari tem origem no bacuparizeiro, uma árvore de pequeno porte, que costuma atingir entre 4 e 6 metros de altura, possui caule reto e casca amarelada.

Bacupari é uma fruta brasileira, originária da região da Amazônia. Ela contém a polpa comestível e com sabor levemente adocicado. Além disso, possui uma diversidade enorme de propriedades terapêuticas.

Sua época de colheita costuma ser de janeiro a março, sendo que a propagação dessa fruta da amazônia acontece por meio de sementes ou mudas.

A fruta, também conhecida como bacuri miúdo ou limãozinho, pertence à família das gutíferas. Além disso, é bastante apreciada pelas famílias ribeirinhas.

Onde Encontrar o Bacupari?

A fruta já é extremamente popular e pode ser encontrada nas mais diversas localidades. É comum que seja comercializada em feiras livres, mercados municipais e sites para comércio de sementes e mudas de plantas.

Além disso, ela ainda pode ser encontrada em pomares de chácaras e sítios. É interessante ressaltar que ela pode ser cultivada em qualquer região que se assemelhe ao clima amazônico.

Assim, é necessário que a localidade seja bastante úmida e quente.

Propriedades do Bacupari

O bacupari é conhecido principalmente por suas propriedades medicinais e terapêuticas. É comum que seja feito um chá com a fruta, com a finalidade de obter benefícios para as seguintes partes do nosso corpo:

Pele

As folhas do bacuparizeiro podem ser utilizadas na fabricação de um chá com diversos benefícios para a nossa pele. Entre eles, os principais são o rejuvenescimento e a remoção de manchas.

Intestino

Diversas doenças podem afetar o nosso intestino. A maioria delas é causada por bactérias. Assim, utilizando o chá de bacupari é possível matar as bactérias que causam essas doenças, acabando ou amenizando o problema.

Rins

A casca do bacupari pode dar origem a um chá com fortes propriedades anti-bacterianas. Assim, ela é utilizada no combate de infecções e pedras no rim.

Além disso, a fruta ainda pode apresentar outros diversos benefícios ao nosso organismo, tais como:

  • Compensar o excesso de oleosidade da pele, ajudando a limpá-la;
  • Dar energia e mais vitalidade aos tecidos após um período de fraqueza devido à alguma doença;
  • Auxílio no processo de cicatrização.

Por fim e não menos importante, devemos falar sobre a relação da fruta com o câncer.

Diversos estudos realizados por cientistas brasileiros já mostraram uma grande eficácia do Bacupari para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário.

Relação Entre o Bacupari e a Odontologia

Agora que já falamos sobre os diversos benefícios do bacupari para a nossa saúde, você deve estar se perguntando: Qual a relação desta fruta com a odontologia?

Para compreender essa relação, é necessário ter noção que a casca e a semente da fruta possuem uma substância química que combate os micróbios causadores da cárie.

É isso mesmo! Trata-se do 7-epiclusianona, e sua potência no combate a cárie dentária pode ser comparada até mesmo com antibióticos mais fortes utilizados por dentistas, como a clorexidina, por exemplo.

Além disso, ela apresenta vantagens em relação aos outros antibióticos, não escurecendo os dentes e matando apenas os microrganismos nocivos aos nossos dentes.

Ainda por cima, o bacupari pode ajudar no tratamento contra aftas. Assim, diversas pessoas realizam bochechos como extrato da fruta visando se beneficiar com essas propriedades.

Sobre a Cárie Dentária

A cárie é uma das principais formas de deterioração dentária existentes. Trata-se de uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias.

Elas perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura. Dependendo da profundidade, causam dor e desconforto no paciente. É importante destacar que existem 3 diferentes tipos de cárie, sendo eles:

  • Cárie coronária: formação mais comum de cárie, ocorre tanto em adultos como em crianças. São mais frequentes entre os dentes e nas áreas de superfície da mastigação;
  • Cárie radicular: formação mais comum em pessoas mais velhas. Quando envelhecemos, nossa gengiva se retrai e deixa exposta as raízes do dente. Como a raiz do dente perde a cobertura do esmalte, essa área se deteriora muito mais rapidamente;
  • Cárie recorrente: formação mais frequente pelas áreas em volta de restaurações e nas partes mais expostas dos dentes (coroas).

Como é o Tratamento?

Além da utilização do chá de casca e semente de bacupari, é comum que o tratamento para cárie envolva a sua remoção e a obturação do dente danificado.

Assim, é comum que o dentista utilize uma anestesia local e, em seguida, raspe toda a área atingida pela cárie com uma broca específica. Depois, o dente é limpo e restaurado com algum material adequado, como por exemplo a resina.

Ao final de tudo, o profissional lixa a superfície da resina para ajustar o seu tamanho e deixar o “novo” dente encaixadinho na arcada dentária do paciente.

Sobre a Afta

A afta é uma ferida com cor avermelhada. Bem no centro, ela apresenta uma cor esbranquiçada. Assim, ela é uma pequena lesão causada pela perda do tecido normal da mucosa oral presente na gengiva, língua e garganta.

Ela costuma surgir de maneira silenciosa e seus principais sintomas envolvem:

  1. Dor;
  2. Coceira;
  3. Desconforto para engolir;
  4. Vermelhidão e ressecamento;
  5. Febre;
  6. Cansaço;
  7. Inchaço na região que a afta vai nascer.

O problema possui uma diversidade enorme de causas, mas as principais delas é a baixa imunidade do paciente. Além disso, a ingestão de alimentos muito ácidos, como o abacaxi por exemplo, também podem influenciar.

Geralmente, a lesão desaparece sozinha em um período de 7 a 10 dias. Entretanto, por ser bastante incômoda, você pode chá de semente de bacupari para acelerar o processo, visando obter um maior bem estar e saúde.

Junto disso, é possível utilizar algumas pomadas analgésicas e antibióticos. O ideal é sempre consultar o seu dentista. Ele poderá avaliar a melhor maneira de tratar o problema.

Agora você já conhece um pouco mais sobre o bacupari e seus benefícios para a nossa saúde, principalmente para os dentes, língua, gengivas e bochechas.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.