PACIENTES

Bacupari pode beneficiar a saúde bucal de diversas maneiras

Bacupari pode beneficiar a saúde bucal de diversas maneiras

Entenda um pouco mais sobre os benefícios medicinais da fruta

Você já ouviu falar sobre o bacupari? Trata-se de uma fruta que é esperança para o combate ao câncer. Assim, é possível observar a relevância desta iguaria.

O bacupari tem origem no bacuparizeiro, uma árvore de pequeno porte, que costuma atingir entre 4 e 6 metros de altura, possui caule reto e casca amarelada.

Bacupari é uma fruta brasileira, originária da região da Amazônia. Ela contém a polpa comestível e com sabor levemente adocicado. Além disso, possui uma diversidade enorme de propriedades terapêuticas.

Sua época de colheita costuma ser de janeiro a março, sendo que a propagação dessa fruta da amazônia acontece por meio de sementes ou mudas.

A fruta, também conhecida como bacuri miúdo ou limãozinho, pertence à família das gutíferas. Além disso, é bastante apreciada pelas famílias ribeirinhas.

Onde Encontrar o Bacupari?

A fruta já é extremamente popular e pode ser encontrada nas mais diversas localidades. É comum que seja comercializada em feiras livres, mercados municipais e sites para comércio de sementes e mudas de plantas.

Além disso, ela ainda pode ser encontrada em pomares de chácaras e sítios. É interessante ressaltar que ela pode ser cultivada em qualquer região que se assemelhe ao clima amazônico.

Assim, é necessário que a localidade seja bastante úmida e quente.

Propriedades do Bacupari

O bacupari é conhecido principalmente por suas propriedades medicinais e terapêuticas. É comum que seja feito um chá com a fruta, com a finalidade de obter benefícios para as seguintes partes do nosso corpo:

Pele

As folhas do bacuparizeiro podem ser utilizadas na fabricação de um chá com diversos benefícios para a nossa pele. Entre eles, os principais são o rejuvenescimento e a remoção de manchas.

Intestino

Diversas doenças podem afetar o nosso intestino. A maioria delas é causada por bactérias. Assim, utilizando o chá de bacupari é possível matar as bactérias que causam essas doenças, acabando ou amenizando o problema.

Rins

A casca do bacupari pode dar origem a um chá com fortes propriedades anti-bacterianas. Assim, ela é utilizada no combate de infecções e pedras no rim.

Além disso, a fruta ainda pode apresentar outros diversos benefícios ao nosso organismo, tais como:

  • Compensar o excesso de oleosidade da pele, ajudando a limpá-la;
  • Dar energia e mais vitalidade aos tecidos após um período de fraqueza devido à alguma doença;
  • Auxílio no processo de cicatrização.

Por fim e não menos importante, devemos falar sobre a relação da fruta com o câncer.

Diversos estudos realizados por cientistas brasileiros já mostraram uma grande eficácia do Bacupari para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário.

Relação Entre o Bacupari e a Odontologia

Agora que já falamos sobre os diversos benefícios do bacupari para a nossa saúde, você deve estar se perguntando: Qual a relação desta fruta com a odontologia?

Para compreender essa relação, é necessário ter noção que a casca e a semente da fruta possuem uma substância química que combate os micróbios causadores da cárie.

É isso mesmo! Trata-se do 7-epiclusianona, e sua potência no combate a cárie dentária pode ser comparada até mesmo com antibióticos mais fortes utilizados por dentistas, como a clorexidina, por exemplo.

Além disso, ela apresenta vantagens em relação aos outros antibióticos, não escurecendo os dentes e matando apenas os microrganismos nocivos aos nossos dentes.

Ainda por cima, o bacupari pode ajudar no tratamento contra aftas. Assim, diversas pessoas realizam bochechos como extrato da fruta visando se beneficiar com essas propriedades.

Sobre a Cárie Dentária

A cárie é uma das principais formas de deterioração dentária existentes. Trata-se de uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias.

Elas perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura. Dependendo da profundidade, causam dor e desconforto no paciente. É importante destacar que existem 3 diferentes tipos de cárie, sendo eles:

  • Cárie coronária: formação mais comum de cárie, ocorre tanto em adultos como em crianças. São mais frequentes entre os dentes e nas áreas de superfície da mastigação;
  • Cárie radicular: formação mais comum em pessoas mais velhas. Quando envelhecemos, nossa gengiva se retrai e deixa exposta as raízes do dente. Como a raiz do dente perde a cobertura do esmalte, essa área se deteriora muito mais rapidamente;
  • Cárie recorrente: formação mais frequente pelas áreas em volta de restaurações e nas partes mais expostas dos dentes (coroas).

Como é o Tratamento?

Além da utilização do chá de casca e semente de bacupari, é comum que o tratamento para cárie envolva a sua remoção e a obturação do dente danificado.

Assim, é comum que o dentista utilize uma anestesia local e, em seguida, raspe toda a área atingida pela cárie com uma broca específica. Depois, o dente é limpo e restaurado com algum material adequado, como por exemplo a resina.

Ao final de tudo, o profissional lixa a superfície da resina para ajustar o seu tamanho e deixar o “novo” dente encaixadinho na arcada dentária do paciente.

Sobre a Afta

A afta é uma ferida com cor avermelhada. Bem no centro, ela apresenta uma cor esbranquiçada. Assim, ela é uma pequena lesão causada pela perda do tecido normal da mucosa oral presente na gengiva, língua e garganta.

Ela costuma surgir de maneira silenciosa e seus principais sintomas envolvem:

  1. Dor;
  2. Coceira;
  3. Desconforto para engolir;
  4. Vermelhidão e ressecamento;
  5. Febre;
  6. Cansaço;
  7. Inchaço na região que a afta vai nascer.

O problema possui uma diversidade enorme de causas, mas as principais delas é a baixa imunidade do paciente. Além disso, a ingestão de alimentos muito ácidos, como o abacaxi por exemplo, também podem influenciar.

Geralmente, a lesão desaparece sozinha em um período de 7 a 10 dias. Entretanto, por ser bastante incômoda, você pode chá de semente de bacupari para acelerar o processo, visando obter um maior bem estar e saúde.

Junto disso, é possível utilizar algumas pomadas analgésicas e antibióticos. O ideal é sempre consultar o seu dentista. Ele poderá avaliar a melhor maneira de tratar o problema.

Agora você já conhece um pouco mais sobre o bacupari e seus benefícios para a nossa saúde, principalmente para os dentes, língua, gengivas e bochechas.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também