DENTISTAS

Avaliação odontológica é simples e essencial para o tratamento

Avaliação odontológica é simples e essencial para o tratamento

O que esperar da primeira visita ao dentista? Entenda os processos da avaliação odontológica

Se marcou uma avaliação odontológica recentemente, deve ter se deparado com uma dúvida: o que acontece na primeira visita ao dentista? Pois é, esse é um questionamento bastante comum!

Não importa se é a primeira consulta da sua vida ou a sua primeira vez com aquele dentista. A avaliação odontológica segue uma série de passos padronizados para que a primeira consulta seja completa e esclarecedora.

A avaliação odontológica é a primeira consulta realizada com o dentista. Mesmo que você esteja indo para o dentista apenas para complementar um tratamento, a primeira consulta seguirá um formato de avaliação.

Esse é o momento que o profissional entenderá as necessidades do paciente e planejará os próximos passos de tratamento ou acompanhamento.

O que esperar da primeira consulta

Em sua primeira consulta, o dentista vai verificar o histórico de saúde dental. Ele pode fazer uma série de perguntas, como:

  • Quando foi sua última consulta odontológica?
  • Você se lembra de ter tido qualquer problema bucal (como a cárie)?
  • Você fez qualquer tipo de tratamento odontológico (tratamento de canal, restauração, uso de aparelho)?

Isso ajuda o dentista a avaliar seu caso e, se necessário, pedir exames mais específicos. Ele também fará perguntas sobre seus cuidados bucais diários, como:

  • Quantas vezes você escova o dente por dia?
  • Quantas vezes você usa o fio dental? E o enxaguante bucal?
  • Você faz a higienização da língua?

Para finalizar as perguntas, o profissional perguntará se você tem notado algum problema. Se você está indo para complementar um tratamento que já está em andamento, ele fará perguntas referentes a esse tratamento também.

Existem alguns sinais comuns que a boca nos dá quando algo vai mal. Esses são pontos que devemos dizer ao dentista em uma consulta de avaliação ou acompanhamento:

  • Gengiva sangrando, inchada ou retraída;
  • Sensibilidade nos dentes;
  • Mau hálito;
  • Boca seca;
  • Dentes amarelados, escurecidos ou moles.

Quais procedimentos são feitos na avaliação?

Não há nenhum procedimento fixo para a consulta de avaliação. O cirurgião-dentista irá realizar um exame clínico, onde vai checar os dentes, gengiva, língua e mucosa do paciente.

Após esse exame clínico, o dentista pode realizar uma limpeza dental. Essa limpeza consiste em raspar abaixo da borda gengival para remover a placa bacteriana e o tártaro, que podem causar doenças.

Raramente é feito outro procedimento na primeira consulta. Isso porque ela consiste, basicamente, na avaliação e planejamento de tratamentos ou acompanhamento, dependendo da saúde bucal atual do paciente.

Os demais procedimentos são agendados, portanto, o paciente estará ciente de cada passo desse processo.

O profissional pode pedir para que você faça algum exame odontológico, por rotina ou para checar alguma anormalidade.

O exame mais comum é o Raio x, que pode ser feito na hora ou em uma clínica especialidade, dependendo da complexidade.

O que posso perguntar ao dentista?

Muitos pacientes não sabem o que perguntar ao dentista durante uma avaliação. Por isso, reunimos alguns temas que você pode abordar durante sua primeira visita ao dentista:

  • Dicas para a escovação adequada: você pode checar se está colocando força demais na escovação, se tem a escova adequada e qual pasta é melhor para você.
  • Mordida adequada: você pode perguntar se sua mordida está correta, se seus dentes estão alinhados e se ele notou algo incomum.
  • Cor dos dentes: é possível deixar seus dentes mais brancos? Talvez sim!
  • Propensão a doenças: pergunte se você tem propensão a ter alguma doença bucal e se deve tomar algum cuidado especial.
  • Quanto tempo irá durar seu tratamento?
  • Qual o custo total do tratamento?

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre uma avaliação odontológica! Marque sua consulta e não deixe sua saúde bucal para depois.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também