Artroplastia é indicada para casos de anquilose de ATM

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Cirurgia complexa é irreversível e pode gerar sequelas

Todo ser humano precisa da plena realização de seus movimentos mandibulares para sobreviver. Isso porque eles permitem hábitos importantes como a alimentação. Contudo, alguns problemas podem afetar e até mesmo impedir que eles sejam feitos. Desse modo, o profissional pode recorrer a uma artroplastia.

Apesar de ser um procedimento complexo, a cirurgia de artroplastia pode ser uma solução para quem tem problemas graves de movimentação mandibular.

Artroplastia é um procedimento cirúrgico que visa a remodelação da estrutura óssea. Esse procedimento também pode ser utilizado para corrigir problemas na ATM, principalmente a anquilose de ATM.

Entre outras indicações para a realização dessa cirurgia, estão tumores, fraturas graves ou grandes deformidades articulares. Lembrando que o dentista especializado em buco maxilofacial é o mais indicado nesses casos.

O que é ATM?

A articulação temporomandibular, também conhecida como ATM, faz a ligação maxilar ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça

Dessa maneira, essa articulação é uma das mais complexas de todo o corpo humano.

Sua principal característica é ser extremamente flexível, sendo responsável por todos os movimentos da mandíbula: para frente, para trás e para os lados.

O que é anquilose de ATM?

A anquilose de ATM é uma disfunção da articulação temporomandibular que consiste na fusão das superfícies articulares. Por isso, sua principal consequência é o impedimento do movimento mandibular.

Desse modo, a disfunção acarreta uma série de consequências negativas para o desenvolvimento e qualidade de vida do paciente.

Entre elas, podemos citar: deformações faciais, dificuldades de mastigação, higienização e fonação.

Como acontece a artroplastia da ATM?

O primeiro passo para realização da artroplastia da ATM é a aplicação de anestesia geral. Posteriormente, é iniciado o processo de reestruturação da articulação.

O procedimento é aberto e pode ser bilateral, o que significa que pode ser realizado em apenas um lado da articulação, se assim for necessário.

Em geral, os cirurgiões responsável pelo procedimento busca por formas para evitar a reincidência da anquilose.

Riscos da artroplastia da ATM

O principal risco da artroplastia para anquilose é a possibilidade de o procedimento não ser útil para resolver o problema.

Isso porque se trata de uma cirurgia irreversível. Desse modo, caso não seja efetiva, não é possível retornar a ATM ao modelo anterior.

Além disso, existem os riscos de infecção, de problemas com a cicatrização e de intercorrências na anestesia. Artroplastia da ATM acarreta sequelas!

Não podemos deixar de falar das possíveis sequelas advindas da realização desse procedimento cirúrgico. Entre as principais, estão:

  • Casos de parestesias, ou seja, perda de parte da sensibilidade da face;
  • Casos de paralisias faciais;
  • Possibilidade de continuar com dores e dificuldade de movimentação mandibular, devido a reincidência da anquilose ou não efetividade do procedimento.

Alternativas para a artroplastia da ATM

Atualmente, já se tem conhecimento de alguns procedimentos que podem ser alternativas para a realização dessa cirurgia. Uma tentativa de restabelecimento neurofisiológico é uma delas.

Esse restabelecimento consiste na descoberta das causas motivadoras da lesão e controle ou reversão terapêutica das mesmas.

Por isso, é muito importante o profissional analise a situação de maneira adequada antes de indicar a realização de uma artroplastia.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.