PACIENTES

Arrancar dente de leite sem traumas: confira as dicas

Arrancar dente de leite sem traumas: confira as dicas

Arrancar dente de leite não precisa ser um grande trauma na vida dos pequenos, confira as dicas

A troca de dentição pode assustar os pais. Isso porque arrancar dente de leite ganhou a fama de ser um processo doloroso e traumático. Mas não precisa ser assim!

Por isso, preparamos esse artigo completo para que você consiga todas as dicas sobre arrancar dente de leite. Para começar, vamos contextualizar o período que você está vivendo!

A troca dos dentes de leite

A troca dos dentes é natural e não acontece de forma aleatória. Ela é dividida em duas fases, que acontecem entre o período dos 7 aos 12 anos, normalmente.

Confira tudo sobre essas duas fases:

Primeira fase da queda – a primeira é a queda dos dentes incisivos. Eles são oito: quatro anteriores superiores e quatro anteriores inferiores.

Normalmente, os incisivos centrais inferiores são os primeiros a caírem, formando a “janelinha” no sorriso da criança.

Posteriormente, chega a vez dos incisivos laterais inferiores.

Os incisivos centrais superiores e os laterais superiores são os próximos. A diferença entre a queda dos primeiros e desses segundos pode girar em torno de um ano.

Segunda fase da queda – segunda fase consiste na queda dos dentes caninos e dentes molares. Mais uma vez, os inferiores são os primeiros a passarem pelo processo de troca. Desse modo, após a troca dos caninos inferiores, ocorre a queda dos:

  • Primeiros pré-molares;
  • Segundos pré-molares;
  • Caninos superiores.

Em geral, a segunda fase da troca acontece entre os nove e doze anos de idade.

Como arrancar dente de leite?

Quando o dente amolece, todo mundo já começa a pensar “e agora para tirar esse dente daí?”. Por isso, a primeira dica é ter calma!

O dente de leite pode ficar mole por um mês, em média, sem estar pronto para cair. Isso porque o processo de perda de raízes pode ser lento e, mesmo mole, ele ainda está preso a estrutura da boca.

O ideal, ao notar o dente amolecido, é conversar com a criança. Explique, de forma simples, que o dentinho dela está se preparando para cair.

Deixe claro que é um processo natural e que outro dente vai nascer depois. Use livros, histórias ou outros artifícios lúdicos para facilitar essa conversa, se preferir.

Evite falar sobre arrancar o dente mole, pois essa ideia pode assustar a criança! Muitas vezes, o processo pode acontecer naturalmente e sequer vai precisar de intervenção.

Passo a passo para arrancar o dente de leite

Mas, se o dente está bem mole e incomodando, pode ser necessário interferir. Confira como arrancar um dente de leite sem traumas e em casa:

  1. Higienização – o primeiro passo é escovar os dentes da criança e lavar bem a mão de quem for arrancar o dente. Isso porque, após o dente sair, a gengiva terá uma ferida exposta.  A higiene evita chances de infecção!
  2. Massagem, conversa e calma –  converse com a criança durante todo o processo. Massageie, ou peça que ele massageie, a gengiva próxima ao dente mole. Essa massagem pode começar assim que notar o dente amolecido, também. Isso estimula o dente a se desprender dos tecidos moles. Você pode dizer a criança que o dentinho está precisando de ajuda, por exemplo.
  3. Movimentação do dente – movimente, com calma, o dente para frente e para trás, de um lado para o outro. Devagar para não causar dor ou fraturas no dente, que estará sensível. Você também pode ensinar seu filho a fazer esse estimulo quando notarem um dente mole. Isso irá acelerar o processo de queda.

Arrancando o dente de leite

Você sente que o dente está “solto” na sua mão após todos esses processos. Chegou a hora de arrancá-lo.

Incline levemente o dente na direção dos lábios e puxe, calmamente, mas com firmeza. Se o dente estiver completamente solto no tecido mole, a dor será pequena e o processo fácil.

Tenha gaze por perto para limpar o sangue que irá sair. Segure o gaze no lugar firmemente por alguns minutos.

Elogie seu filho, comemore e mostre o dentinho. Depois de meia hora, ele está liberado para comer… Que tal um sorvete? O gelo pode ajudar a cicatrização e na diminuição da dor!

Esse processo também pode ser feito no consultório de um odontopediatra, caso a família prefira. Por isso, se o dente se negar a sair e causar muita dor ao puxar, é preciso procurar o dentista e checar a situação.

Gostou das dicas para arrancar dente de leite? Nada de dor e traumas!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também