Argila pode causar danos irreversíveis nos dentes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda como esse mineral age em nossa cavidade bucal

As redes sociais estão repletas de receitas caseiras que prometem melhorar a sua saúde bucal. Entre os produtos mais comuns nessa moda orgânica, podemos destacar o bicarbonato de sódio, limão, cravo da Índia e a argila.

Mas é bom ficar esperto, principalmente com a argila. Essa substância terrosa pode causar danos irreversíveis e bastante graves aos seus dentes.

Não existe nenhuma evidência científica sobre a eficácia da argila para a nossa higiene bucal. Como esse elemento é potencialmente abrasivo, ele pode trazer a falsa impressão que está limpando os nossos dentes, quando na verdade está deteriorando.

Argila não substitui o creme dental

Como já foi dito, não existe nenhuma evidência científica que comprove a eficácia da argila para nossa higiene bucal. Além disso, para um produto ser liberado para uso, são feitos diversos estudos sobre sua composição.

Ele também é inspecionado por órgãos de fiscalização, levando em consideração a comprovação de que contenham substâncias que melhoram a saúde bucal das pessoas, o que não é o caso da argila.

Qual é o efeito da argila em nossos dentes

Aqui iremos apresentar alguns riscos da argila para nossa saúde bucal. Mesmo sendo um produto natural, ela pode desgastar o esmalte do dente.

Uma vez que a pessoa apresenta retração de gengiva, o uso dessa substância pode deixar a raiz ainda mais exposta.

O mineral apresenta um risco maior ainda às crianças. A abrasão prejudica o dente de leite, o que pode causar problemas na dentição permanente.

E o que acontece se o esmalte desgastar?

Pessoas que apresentam desgaste no esmalte dentário são mais susceptíveis ao desenvolvimento de cáries.

Assim, os dentes podem apresentar uma coloração amarelada. Também é comum que apareçam algumas rachaduras no órgão dental.

Eles ainda podem ficar finos e transparentes. A sensibilidade também é uma característica bastante comum do desgaste.

A perda do esmalte é irreversível, e quando bastante significativa pode indicar uma hipoplasia do esmalte.

E quando há retração gengival?

A retração gengival pode ser impulsionada pelo uso de argila na odontologia. Ela pode se manifestar principalmente nos dentes frontais, e com isso é possível que você observe o processo.

Caso tenha dúvidas, observe se a base do dente tomou um tom mais amarelado.

Mas é claro, existem dentes onde a visualização acaba sendo bastante difícil. Assim, é importante você se atentar aos seguintes detalhes:

  • Dentes sensíveis;
  • Dores na gengiva;
  • Sangramento da gengiva durante escovação ou ao passar fio dental;
  • A gengiva pode ficar mais vermelha e sensível;
  • Mau hálito;
  • Perda dos dentes (em casos mais graves).

Quando identificada logo no início, a retração gengival pode ter um tratamento bem simples. Ele pode acontecer por meio de uma determinada medicação ou realização de uma limpeza profunda realizada pelo dentista.

Porém, quando o caso já está mais desenvolvido, um procedimento cirúrgico passa a ser o único modo de restaurar a gengiva do paciente.

Por isso, ao identificar qualquer um dos sintomas mencionados acima, trate de ir correndo consultar o seu profissional de confiança.

Agora você já sabe que não deve utilizar argila para realizar a higiene bucal. Fique longe desses modismos da internet e sempre questione um profissional de confiança caso tenha alguma dúvida.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.