Tudo sobre a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas)

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entidade tem atuação importante para os profissionais da odontologia

Muitos não sabem mas, se hoje em dia a odontologia é uma profissão regulamentada e devidamente reconhecida, foi graças aos fundadores da APCD.

Então, mudando o rumo da atuação dos dentistas, aqueles que fazem parte da APCD contribuíram para o desenvolvimento da profissão e se tornaram influentes na área.

APCD tem como significado de sua sigla Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que se destaca em todo país por sua atuação e contribuição como instituição.

Como Surgiu a APCD?

O objetivo da entidade sempre foi o de realizar a integração de classes, investimentos na capacidade dos profissionais e em ofertas de serviços com mais qualidade na área da saúde bucal para a população.

Foi no dia primeiro de abril de 1911 que surgiu então a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, com a urgência e necessidade de regulamentar a profissão.

Ainda nesse mesmo ano, foi lançado o primeiro número da Revista Odontológica Brasileira, que é, até os dias de hoje, uma das publicações científicas odontológicas mais conceituadas do país.

Já em 1940 estava cada vez mais forte a necessidade de haver uma fiscalização que fosse mais exigente com relação ao controle de quem exercia a profissão, ou seja, a classe odontológica.

Dessa forma, foi nesse período que os primeiros movimentos em prol da regulamentação da profissão começaram.

Um dos passos iniciais foi criar o Conselho de Defesa da Classe. O objetivo com esse órgão era de determinar um código de ética, a fim de orientar os associados e conduzir a odontologia paulista para bases mais sólidas.

Primeira Sede Própria

Com todo o sucesso e a expansão que a associação tomou, novos desejos começaram a aparecer, como exemplo, a necessidade de uma nova sede.

Dessa forma, todos os que estavam envolvidos com o projeto se uniram para comprar um local que pudesse ser instalada a primeira sede própria da APCD.

Grandes campanhas juntamente com gestões para a compra foram realizadas. Além disso, uma reforma da sede social no centro da capital paulista também foi feita.

Tudo foi um sucesso e mobilizou uma grande parte dos associados. Com o lema “a classe coopera e luta quando a causa é nobre”, a reforma da primeira sede foi gigante.

Uma das ações, inclusive, foi focada em pacientes carentes. Conseguiram então uma boa ampliação e modernização para atendê-los gratuitamente.

Dessa forma, esse foi, desde o começo, um dos maiores diferenciais da APCD com relação a outras entidades.

Outro passo importante que aconteceu no ano de 1964 foi uma participação efetiva por parte da associação na luta por uma criação do Conselho Federal de Odontologia.

Esse era então um outro órgão que lutou pelos direitos da classe e regulamentação.

CRO, Conselho Regional de Odontologia, também apareceu nessa mesma época e com grande influência da associação, uma vez que tinha objetivos alinhados com outras entidades.

No começo de 1970, surgiu o primeiro pronto-socorro odontológico para toda a população de São Paulo. Essa foi uma das iniciativas que rendeu um grande destaque na mídia paulistana.

Sucesso dos anos 90

Desde que foi fundada até chegar a época de 1990, muitas conquistas, feitos e sucesso em âmbitos municipais, estudais e federal foram obtidos.

Porém, em especial na década de 90 um boom nas conquistas ocorreu. Esses anos são então lembrados por trabalho árduo e longo por todos que faziam parte da concretização da instituição e seus objetivos.

Com uma comissão de obras já nomeada, o projeto caminhava junto com planejamento financeiro aprovado.

Segundo a APCD, todo esse processo foi realizado de maneira transparente. Assim, todos os associados conseguiam acompanhar os resultados de investimentos feitos até ali.

Em 2000 a prefeitura liberou o “habite-se” e o edifício ficou pronto. Dois anos depois foi realizada a inauguração da nova sede da associação.

Hoje em dia, depois de 107 anos de muito trabalho, todas as as regionais e núcleos da APCD estão espalhadas pelo Estado de São Paulo oferecendo assim serviços aos seus 40 mil associados.

Vertentes da APCD

A plataforma online da Associação disponibiliza todos os cursos, atividades e até mesmo benefícios aos associados.

Desde descontos com parceiros, até seguros para diversas áreas, eventos e planos de saúde, tudo faz parte do clube dos associados da APCD. Alguns dos conteúdos disponíveis são:

  • Revista APCD
  • APCD Jornal
  • Jornal acadêmico
  • Imprensa
  • TV APCD
  • Aplicativos
  • APCD Prev
  • Auxílio funeral
  • Bilheteria.com
  • CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo
  • Consultiva contabilidade
  • Cultural e social
  • Ebrary
  • Esportes
  • Eventos e sociais
  • Farmácias
  • Plano de saúde
  • Portal do sócio
  • Seguro de perda e renda
  • Seguro de responsabilidade civil
  • Serviços administrativos
  • Teatro APCD
  • Turismo

Além disso, são diversos os cursos da APCD oferecidos para os profissionais da área que desejam ter um conhecimento extra e se especializar, ou mesmo quem está ingressando no curso de odontologia.

Existe também a Faculdade de Odontologia da APCD. Com uma nota máxima no MEC e mais de 100 anos de tradição, a graduação tem uma duração de 5 anos.

Aos interessados em participar da FAOA, devem ficar de olho no site e nas datas de inscrição. Existem 4 áreas que irão de acordo com o que a pessoa procura. São elas:

  1. Curso de graduação;
  2. Cursos de especialização;
  3. Curso de atualização;
  4. Posgrado internacional

Aos que buscam cursar uma faculdade de odontologia, é importante saber que a carga horária conta com mais de 5400 horas/aula de curso.

Os profissionais serão formados com habilidade em comunicação, liderança, humanização e socialização.

Dessa forma, cursos de excelência, graduação e pós-graduação são oferecidos pela Universidade. Eles contam ainda com uma ótima infraestrutura com laboratórios, salas e clínicas.

Além do qualificado corpo docente que atua com eles.

A APCD tem um nome gigante na área da odontologia, consequência de uma trajetória de esforço e dedicação.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.