CLÍNICAS

Qual aparelho de raio x odontológico devo ter no consultório?

Qual aparelho de raio x odontológico devo ter no consultório?

Radiografia é essencial para analisar a saúde bucal do paciente

A tecnologia atua em benefício dos tratamentos dentários. Prova disso é a análise completa da saúde bucal proporcionada pelo aparelho de raio x odontológico.

Você conhece os diferentes tipos de aparelho de raio x odontológico?

Um aparelho de raio x odontológico é essencial em um consultório. Isso porque o equipamento é responsável pela realização de exames de imagens que são essenciais no diagnóstico das doenças bucais e dos ossos da face.

Funções do aparelho de raio x odontológico

Um aparelho rx odontológico, além de facilitar o diagnóstico de doenças, também auxilia no planejamento e no acompanhamento de um tratamento odontológico.

Desse modo, a tecnologia permite que o profissional da odontologia veja aquilo que não consegue enxergar a olho nu, trazendo uma visão completa dos dentes, das gengivas e da estrutura óssea bucal do paciente.

Por sua função ampla, o raio x odontológico pode participar de qualquer tipo de tratamento. Entre outras, algumas das doenças ou problemas bucais que podem ser identificados por uma radiografia, estão:

  • Cáries dentárias escondidas entre os dentes ou abaixo de restaurações;
  • Perda óssea na cavidade oral;
  • Desenvolvimento de fissuras nos dentes;
  • Infecções nos canais das raízes;
  • Cistos dentígeros;
  • Câncer de boca;
  • Tratamento de canal;
  • Lesões na boca.

Além disso, os exames radiográficos são essenciais para o planejamento e colocação de implantes ou aparelhos ortodônticos. Posteriormente, a radiografia auxilia a prevenir o desenvolvimento de outras doenças que ameacem a saúde bucal do paciente.

Tipos de aparelho de Raio x Odontológico

Basicamente, os métodos de radiografia dentária são divididos em dois tipos.

São eles a radiografia intrabucal, ou seja, aquela que é realizada na parte interior da boca, e a extrabucal, que é realizada no exterior da boca.

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

  • Radiografia extrabucal – o exame radiográfico realizado fora da boca pode ser panorâmico, de tomograma ou de projeções cefalométricas. O exame panorâmico possibilita que o profissional obtenha visão completa dos dentes, da mandíbula e dos ossos da face, podendo mostrar fraturas ou tumores. Esse tipo de exame é muito utilizado, por exemplo, antes da colocação de aparelhos ortodônticos. O exame de tomograma é utilizado quando o profissional da odontologia quer detalhes de alguma área específica da face do paciente. Por último, o exame de projeções cefalométricas visa obter uma imagem dos lados da cabeça. Desse modo, o cirurgião dentista consegue analisar os dentes em relação aos maxilares.
  • Radiografia intraoral – o exame radiográfico realizado dentro da boca pode ser interproximal, periapical ou oclusal. O exame interproximal, também conhecido como bitewing, visa conhecer a mordida do paciente de forma detalhada. Dessa maneira, é possível identificar a presença de cáries, por exemplo. O exame periapical tem como foco o reconhecimento do dente por completo, incluindo a coroa dentária e seu osso de sustentação. Já o exame oclusal possibilita que o profissional observe o assoalho bucal. Assim, o profissional da odontologia consegue enxergar melhor a mordida a partir de cima.

Qual aparelho de raio x odontológico devo ter em meu consultório?

Muitos dentistas se perguntam qual tipo de rx odontológico devem ter em seus consultórios. Em geral, dentro do consultório odontológico são realizados apenas os exames intra bucais.

Dessa maneira, uma aparelho que dê conta de sua realização deve ser suficiente para o bom funcionamento do consultório.

Para a realização das radiografias extrabucais, o profissional pode encaminhar o paciente para outros locais que ofereçam o serviço especializado.

Radiografia digital

Atualmente, com o avanço da tecnologia, novos métodos para a realização de exames radiográficos foram criados.

Dessa maneira, a radiografia digital possibilita a digitalização da imagem e o uso se programas de computador para sua análise e manipulação.

Ainda, o aparelho de raio x odontológico digital permite que as imagens geradas sejam enviadas para outros locais, via internet, otimizando o tratamento odontológico e o tornando mais rápido.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também