PACIENTES

Meu aparelho está machucando. O que fazer?

Meu aparelho está machucando. O que fazer?

Entenda o que é normal e o que não é durante o seu tratamento

Os aparelhos ortodônticos são usados para mudar as posições dos dentes. É um processo lento e incômodo. No entanto, esse processo não deve causar dores ou ferimentos. Se o seu aparelho está machucando, não é normal.

Cortes na bochecha ou na língua, braquetes ferindo ou marcando a bochecha. Essas reclamações são comuns de quem tem um aparelho machucando. Entenda aqui o que pode estar acontecendo e como resolver o problema.

Como saber se a dor é normal?

Normalmente, logo que o dentista coloca ou “aperta” o aparelho, você sentirá um pouco de dor e o aparelho incomodando.

Essa dor é característica por tomar toda a arcada dentária. É como se você pudesse sentir o aparelho puxando seus dentes. Infelizmente, é normal.

Ela costuma passar após um dia de uso, tanto para aparelho móvel quando para o fixo.

No caso dos aparelhos móveis, insista em usá-lo mesmo com a dor. Isso vai fazer com que a dor dure menos e você se adapte rapidamente ao aparelho.

O que não é normal:

  • Cortes;
  • Sangramento;
  • Sentir algo furando ou pinçando sua bochecha/língua;
  • Sentir pontas afiadas ou soltas ao mexer a boca.

O que devo fazer?

Se seu aparelho dentário está machucando, o primeiro passo é ir até seu ortodontista. É comum que peças quebrem ou que os fios desencaixem. Apenas o seu dentista pode arrumar essa situação.

Se a dor for por conta da adaptação da sua boca às peças, há alguns recursos para te ajudar. Aqui reunimos os mais úteis:

  • Cera ortodôntica: a cera pode ser usada para cobrir as peças ou fios que estiverem te machucando. Ela parece uma borrachinha que gruda nas peças, impedindo machucados. Você também pode usar como prevenção.
  • Protetor bucal: você pode usá-lo durante as atividades físicas. Isso evita que algum movimento ou objeto cause ferimentos na sua boca por conta do aparelho.

Quais peças costumam machucar mais?

Os “fios soltos” são os maiores inimigos de quem usa aparelho. Eles têm pontas afiadas, que podem furar ou cortar sua boca.

O excesso de fio também causa machucados. Isso acontece quando o dentista não corta o fio o suficiente, deixando uma ponta “extra” na banda.

É possível evitar checando se há algum incômodo no momento em que o dentista terminar de apertar o aparelho.

Outro fator são os braquetes, que também costumam incomodar. A parte interna da bochecha pode ficar marcada com o formato da peça.  Em casos extremos, ele pode machucar a bochecha o suficiente para sangrar ou formar um machucado.

A melhor saída é usar as ceras ortodônticas. Tenha sempre essa cera em casa, para usar em casos de emergência ou durante a noite.

Como evitar que o aparelho machuque?

A medida mais segura de saber se os aparelho ortodôntico está machucando é checar bem durante a consulta.

Seu ortodontista vai perguntar: “algo machucando?” antes da consulta acabar. Não deixe de citar qualquer incômodo.

Passe a língua por todos os dentes e peças. Se algo arranhar, cutucar ou ferir, relate ao dentista. Tente explicar como está sentindo a dor, para que ele te ajude.

Não deixe que a dor atrapalhe seu dia a dia! O tratamento com aparelhos pode ser tranquilo e sem traumas. Aparelho machucando é sinônimo de conversar com seu dentista!

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também