Por que usar cera ortodôntica e como aplicar no aparelho

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A cera protege a boca de ferimentos e machucados

O uso de aparelho ortodôntico apresenta diversas dificuldades para os pacientes. Dores e feridas no interior da boca podem ser causadas por esse tratamento, principalmente nos períodos de adaptação. A cera ortodôntica é um dos materiais criados para facilitar esse processo.

A cera ortodôntica pode ser feita à base de produtos como caranaúba, parafina ou até mesmo cera de abelha.

Cera ortodôntica é um material que pode ser colocado nos braquetes dos aparelhos ortodônticos, principalmente os fixos. Seu objetivo é gerar mais conforto e facilitar o tratamento, protegendo o interior da boca de feridas.

A consistência da massa é macia para que se adapte ao sorriso da pessoa. Ela pode ser encontrada em farmácias ou no próprio consultório dentista.

Quando usar a cera ortodôntica

É normal que, no início do tratamento, a mucosa presente na boca ainda não esteja preparada para o atrito causado pelo aparelho ortodôntico.

Esse atrito é o responsável pelos machucados e feridas na boca do paciente, geralmente no interior dos lábios e na bochecha.

Por isso, o profissional indica o uso da cera odontológica durante a fase inicial do tratamento. Essa mucosa engrossa com o tempo, o que torna dispensável o uso da cera para a proteção da boca.

O momento mais comum para a utilização da cera é a hora de dormir, uma vez que temos menos controle de nossos movimentos, e os braquetes entram em contato com a boca com mais facilidade.

O uso da cera ortodôntica é indicado principalmente para casos de lesões mais graves.

Pequenas dores ou ferimentos são comuns na primeira fase do tratamento. Se for esse o caso, utilizar a cera dental não é de extrema necessidade.

Como usar cera ortodôntica

  • O primeiro passo para usar a cera ortodôntica é lavar a mão e a boca, evitando que germes e bactérias entrem em contato com o material;
  • Seque a área onde a cera dental será aplicada para melhorar sua fixação;
  • Depois, pegue uma pequena porção de cera com os dedos;
  • Enrole a cera para aparelho ortodôntico e forme uma bolinha;
  • Aplique, delicadamente, a cera sobre um ou mais braquetes. A cera só deve ser aplicada nas peças que causam ferimentos.

Cuidados com a aplicação da cera

Caso a cera odontológica seja aplicada com muita força, ela pode rasgar. Se isso acontecer, não fornecerá a proteção necessária para a boca.

É importante que a higiene bucal seja redobrada na região onde a cera é aplicada. Isso porque, se não for cuidada, ela pode gerar acúmulo de bactérias na boca.

As bactérias acumuladas podem causar uma série de problemas para a saúde bucal, como cáries, tártaro, gengivite ou periodontite. Se ignorados, esses problemas levam até à perda dental.

Utilizando a cera ortodôntica

A permanência da cera nos dentes gira em torno de 12 e 24 horas. Após esse período, ela cairá espontaneamente e outra porção poderá ser colocada.

É comum que a desafixação da cera ortodôntica aconteça durante as refeições. Isso não representa um problema para o paciente, uma vez a escovação completa após a refeição é importante e retira os resíduos de cera e de alimentos ao mesmo tempo.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

One Reply to “Por que usar cera ortodôntica e como aplicar no aparelho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.