Qual é a importância da angulação dentária? Entenda!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra quais os problemas causados pela má angulação dentária e os possíveis tratamentos

Ter os dentes bem posicionados é um enorme passo para conseguir o sorriso perfeito. E para isso, um ponto fundamental é a observação da angulação dentária.

Assim, muitas pessoas estão em busca constante pela angulação dentária perfeita. Dessa forma, é possível que elas garantam um sorriso extremamente harmonioso.

Angulação dentária pode definir o espaço interdental, o tamanho dos dentes e até mesmo aperfeiçoar a estabilidade do alinhamento dentário na região anteroinferior.

Problemas causados por uma angulação dentária incorreta

Dentre os principais problemas desencadeados por uma angulação e inclinação dentária incorreta, podemos citar:

  • Discrepância no tamanho dos órgãos dentários;
  • Reabertura de espaços fechados por tratamentos ortodônticos;
  • Má oclusão dentária;
  • Problemas na ATM;
  • Mordida cruzada.

Como identificar uma angulação dentária incorreta?

Para que seja possível realizar uma mensuração da angulação dentária é necessário realizar uma radiografia panorâmica da boca do paciente.

A radiografia panorâmica é um dos processos radiográficos mais utilizados e divulgados na área odontológica.

Também conhecida como raio X panorâmico ou ortopantomografia, ela permite a fácil e detalhada visualização de toda a boca.

A ausência da radiografia causa o mau diagnóstico da arcada dentária, a falta de clareza da atual situação óssea e dificulta o planejamento odontológico, causando a extensão e prolongamento da sua duração.

Ela é uma espécie de raio X que permite obter imagens do maxilar superior e inferior. Tem como principal objetivo diagnosticar doenças nos dentes e nos ossos da face.

Para realiza-la, antes do procedimento, o dentista coloca um afastador de lábios na boca do paciente. Isso afastará a região labial dos dentes.

O rosto do paciente é corretamente colocado no equipamento do raio X panorâmico. Assim, a imagem é revelada e pronta para ser avaliada com cuidado.

Um exame prático e rápido, a técnica tem duração de menos de 5 minutos, incluindo o tempo para a revelação das imagens.

Como tratar angulações dentárias incorretas?

A melhor maneira de tratar esse tipo de problema é através de um tratamento ortodôntico.

O tratamento ortodôntico tem como principal função restabelecer a oclusão dentária, ou seja, o perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores.

Essa função é fundamental para uma mastigação correta e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas relativos à respiração, deglutição e também da fala.

A realização do tratamento se dá por diversas formas, sendo as mais comuns pelo uso de aparelhos ortodônticos fixos ou móveis.

Os aparelhos possuem o papel de alterar o crescimento mandibular e corrigir as falhas dentárias da mordida.

Para isso, é necessário que o dentista realize um prévio diagnóstico. Assim, ele pode identificar qual o melhor caminho a ser tomado no processo de recuperação do dente de seu paciente.

O interessante é ressaltar que cada pessoa reage ao tratamento ortodôntico de uma maneira diferente. Portanto, não é possível estimar o tempo exato de duração do processo completo.

Entretanto, quando ele é efetuado de maneira correta, observa-se que os resultados são extremamente satisfatórios e o paciente pode melhorar a sua angulação dentária.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!