Alvéolos secos causam dor após a extração dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Alvéolos secos provocam dor intensa na boca do paciente

Uma cirurgia de extração de dentes é um procedimento comum e simples. Contudo, isso não significa que não pode trazer complicações para nossa saúde bucal. Uma dessas complicações são os alvéolos secos.

Alvéolo dentário é a cavidade presente no maxilar ou na mandíbula na qual os dentes estão alojados. Assim, sua principal função é oferecer suporte aos dentes. Contudo, essa região da boca não está livre de possíveis doenças, como os alvéolos secos.

Alvéolos secos, condição que também recebe o nome de alveolite seca, é a inflamação do alvéolo após um procedimento de extração dentária. Apesar de provocar dor para o paciente, essa situação pode ser resolvida com facilidade.

Esse problema consiste no deslocamento ou desmanche do sangue coagulado formado no alvéolo após alguma extração dentária.

Desse modo, os nervos ali presentes ficam expostos, provocando a irritação.

Causas dos alvéolos secos

Em geral, o ressecamento dos alvéolos está ligado à esforços excessivos ou traumatismos após a cirurgia de remoção ou extração.

Além disso, existem alguns fatores de risco que também podem estar relacionados com o desenvolvimento de um alvéolo seco. São eles:

  • Infecções presentes na boca, inclusive aqueles de anteriores à cirurgia;
  • Uso de contraceptivos bucais;
  • Falhas na higienização da região antes do procedimento;
  • Falha em algum procedimento operatório, como a ausência de um ponto cirúrgico;
  • O hábito de fumar cigarros.

Sintomas dos alvéolos secos

Como a condição afeta diretamente as terminações nervosas, seu principal sintoma é o desenvolvimento de dor forte e intensa na boca do paciente.

Outro sintoma possível é o inchaço da região onde ocorre o alvéolo seco. Contudo, não há presença de pus, natural em diversas infecções bacterianas. Por isso, é chamado de “seco”.

Tratamentos dos alvéolos secos

O repouso físico (de 7 a 10 dias) e manter o corpo bem hidratado são os principais métodos de tratamento para o ressecamento de um alvéolo dentário.

Porém, é importante visitar o médico dentista. Assim, o profissional poderá analisar e avaliar os melhores jeitos de cuidar da situação.

Em geral, são utilizados analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e diminuir a dor.

Além disso, o profissional pode realizar lavagens do alvéolo vazio e aplicar curativos para evitar o desenvolvimento de infecções.

Por que ocorre uma extração dentária?

A extração dentária é um procedimento cirúrgico que pode ser necessário por diferentes motivos.

As principais causas estão relacionadas com infecções na boca em estado muito avançado ou que não receberam tratamento adequado. Entre elas estão a cárie dentária ou doenças periodontais, como a gengivite.

Para evitar o desenvolvimentos de infecções como essas, é de extrema importância manter a saúde bucal em dia, com hábitos como escovar os dentes de maneira adequada e realizar visitar periódicas ao médico dentista.

Evitando os alvéolos secos

Para evitar o desenvolvimento dessa condição, é recomendado prestar bastante atenção na saúde bucal, principalmente nos 5 dias após o dia da cirurgia.

Assim, deve-se evitar fazer esforços bucais, como bochechos, ou escovar os dentes com força intensa.

Para os fumantes, parar de fumar alguns dias antes do procedimento é uma boca dica que visa impedir o surgimento de alvéolos secos.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.