Aloe vera pode ser usada em tratamentos odontológicos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a relação da Aloe Vera com a área da odontologia

Na área da saúde, os profissionais estão sempre buscando alternativas de tratamentos. Na odontologia, por exemplo, o uso de plantas medicinais e terapêuticas tem ganhado destaque, como a Aloe Vera.

Ela é usada por causa das vantagens que traz tanto para os profissionais como para os pacientes. No entanto, o profissional deve realizar o diagnóstico para só assim poder receitar a Aloe Vera como tratamento.

Aloe Vera é uma planta com ação antiviral, anti-inflamatória e anti-bacteriana. Dentro da odontologia é usada como agente para o tratamento de doenças bucais.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o uso da Aloe vera na odontologia. Vamos começar?

Benefícios da Aloe Vera Para a Saúde Bucal

A babosa, outro nome para a planta medicinal, é usada no tratamento de doenças bucais. Mas por que isso?

A resposta é simples: ela tem propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória. Com isso, algumas das principais alterações bucais tratadas pela babosa são:

  • Gengivite: é uma inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que causa sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento;
  • Periodontite: é uma evolução da gengivite. Pode causar a queda e perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida, e as consequências vão desde a destruição da estrutura bucal até a agressividade na estética dental;
  • Herpes labial: é uma doença contagiosa, que costuma afetar os lábios, a boca e a gengiva. Ela é causada pelo vírus herpes simplex tipo 1. A doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de feridas e bolhas dolorosas; e
  • Candidíase oral: é uma infecção causada pelo acúmulo do fungo candida, principalmente pelo candida albicans. Os lugares mais recorrentes do desenvolvimento da candidíase são: região interna da boca e mucosa da língua.

Além disso, a babosa é usada no tratamento da estomatite. Ela é uma doença inflamatória que causa úlceras, aftas, feridas, vermelhidão, dor na boca e na gengiva.

Devo Tomar Cuidados Bucais Complementares?

A resposta é sim! Agora que você já conhece os benefícios do Aloe Vera, não deixe de cuidar ainda mais da sua saúde bucal. Com atenções básicas e diárias, você consegue o sorriso bonito e saudável.

Por isso, escove os dentes depois de cada refeição e também antes de dormir. Na hora de escolher a escova, opte pelas que têm cerdas macias ou extra-macias. E, sabia que a babosa está presente no gel dental?

Pois é, o gel dental com a babosa não apresenta abrasivos. Por isso, pacientes com dentes mais sensíveis podem escolher essa alternativa. Além disso, os profissionais recomendam o uso do fio dental.

Desse modo, passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia antes da escovação.Na hora da alimentação, opte por uma refeição balanceada. E não esqueça de se manter hidratado! Dica: carregue uma garrafa de água na bolsa.

Por fim, não deixe de marcar uma consulta com o dentista de confiança! Assim você descobre se a Aloe Vera é o melhor tratamento para o seu quadro clínico.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.