Alho para dor de dente, serve? Confira suas propriedades!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Receitas caseiras ajudam a aliviar sensação de dor e inchaço

Existem muitos mitos e mistérios que cercam a odontologia. A dúvida se o alho para dor de dente funciona mesmo é uma delas.

Algumas vezes, sentimos dor na região dos dentes, mas não podemos visitar o dentista naquele exato momento. Então, lembramos de quando nossa vó nos dizia que alho para dor de dente poderia resolver o problema.

O alho é uma planta comestível que pertence ao gênero Allium. É um ingrediente muito presente na culinária e também na medicina, por conta dos seus fins medicinais. Mas, afinal, usmamos alho para dor de dente ou não?

Antes de responder essa pergunta é preciso ressaltar que nenhum tratamento alternativo pode substituir a ida ao dentista e os procedimentos tradicionais da odontologia.

Alho e saúde bucal

Mastigar alho para aliviar dor de dente funciona?

Por incrível que pareça, existe uma forte relação entre alho e saúde bucal! Isso porque o alimento é rico em um óleo volátil sulfuroso, que recebe o nome de alicina e atua contra a ação de bactérias.

Uma vez que diversas doenças ou transtornos que afetam nossa boca são causados pela ação de microrganismos, como a gengivite ou a periodontite, o consumo desse produto pode ajudar a prevenir seu desenvolvimento.

Além disso, as propriedades terapêuticas do olho podem ajudar a aliviar os sintomas dessas patologias, incluindo a dor de dente.

Para isso, você deve:

  • Esfregar metade de um dente de alho no elemento dental afetado por sete ou dez minutos;
  • Posteriormente, mastigar alho para aliviar dor de dente, liberando o suco rico em alicina;
  • O efeito começará dentro de 15 a 30 minutos.

Nem todos os casos de dor são beneficiados pelo uso do alho, possibilitando que a dor permaneça.

Outras maneiras de aliviar dor de dente

Receitas caseiras para aliviar dor de dente

Agora que sabemos que o alho é bom para dor de dente, que tal conhecer outros métodos caseiros que também podem ser úteis nessa situação?

Água morna com sal

O sal é útil para conter infecções e a água morna, para drenar os fluidos. Assim, a irritação do local inflamado é tranquilizada.

Gelo

Esse é o método mais convencional e mais comumente utilizado.

O gelo é uma boa maneira de aliviar dores na arcada dentária, principalmente aquelas que ocorrem por conta de traumas ou pancadas.

Sua ação funciona como anti-inflamatório e, por isso, dá uma sensação de alívio parecida com anestesia. Ainda, o frio causa diminuição do fluxo sanguíneo da região, fazendo com que estanque o sangue e o local desinche

Própolis

O própolis conta com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antissépticas. É possível utilizá-lo para dores nos dentes ou na garganta.

Cravo

O cravo é rico em uma substância que recebe o nome de eugenol. Ela tem propriedades antissépticas e anestésicas.

Desse modo, ele mata os germes que causam a infecção e, ao mesmo tempo, alivia a dor de dente. Para aplicar o método, basta colocar três cravos em cima do local onde sente o desconforto.

Procure um dentista

Visite o dentista para curar dor de dente

É extremamente importante ressaltar que tanto o uso de alho quanto de outras receitas caseiras são apenas maneiras de aliviar dor de dente. Isso significa que as medidas não são úteis como tratamento odontológico.

A única maneira para curar dor de dente efetivamente é através da visita ao profissional especializado.

O dentista irá realizar uma série de exames para localizar a causa da dor, indicando qual será a melhor forma de solucionar o problema.

Lembre-se: quanto antes o problema for diagnosticado, mais rápido e fácil será o tratamento.

Por isso, mesmo sabendo que alho para dor de dente, não deixe de visitar o dentista de sua confiança assim que possível!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.