Água oxigenada pode ser usada para clarear os dentes?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda qual a relação desse composto com a nossa saúde bucal

A internet é uma ferramenta amplamente utilizada para compartilhar novos conhecimentos e ideias. Mas nem tudo que lemos é verdade, e nesse artigo discutiremos a associação entre água oxigenada e a odontologia.

É bastante difundida a ideia de que realizar bochechos periódicos com água oxigenada pode clarear os dentes e trazer outros benefícios para a nossa saúde bucal. Mas será que essa informação é verídica?

A água oxigenada também é conhecida como peróxido de hidrogênio e pode ser encontrada em diversas formas, texturas e concentrações. Porém, ela nunca deve ser usada para clarear os dentes.

Água oxigenada pode ser utilizada para clarear os dentes?

É bem verdade que essa substância é encontrada em alguns géis clareadores dentais, onde ela é misturada a outros diversos elementos.

Mas ao contrário do que é altamente difundido na rede, realizar bochechos com peróxido de hidrogênio visando obter um sorriso mais branco e bonito não é nada recomendado.

Esse elemento pode até causar uma impressão de dentes mais brancos e saudáveis. Entretanto, esse uso irresponsável pode acarretar em diversos em diversos riscos à saúde do indivíduo, como:

  1. Alteração do Ph bucal, tornando nossa boca extremamente ácida e proporcionando a aparição de lesões,  agravamento de inflamações na mucosa, queimadura e hipersensibilidade;
  2. Destruição das bactérias aeróbicas, responsáveis pelo equilíbrio de nossa flora bucal;
  3. Deterioração e aparecimento de manchas nos dentes.

Bochecho com água oxigenada é recomendado em algum caso?

O bochecho com água oxigenada pode ser recomendado em casos específicos, mas seu uso deve ser orientado por um cirurgião-dentista. Portanto, não é recomendada a utilização da substância sem prescrição.

Geralmente, o profissional usa a água oxigenada para os dentes em casos severos de periodontite.

A liberação do oxigênio presente na substância é capaz de extinguir as bactérias anaeróbicas, principais responsáveis pelo surgimento e agravamento dessa doença.

Assim, o composto age de forma antisséptica, deixando a boca do indivíduo livre de microrganismos nocivos à saúde.

Então como posso clarear os meus dentes sem água oxigenada?

É simples. Basta você realizar um clareamento dental. Existem duas opções, então vamos conhecê-las:

  • Clareamento a laser: este tipo de clareamento nos dentes é realizado pelo dentista, no consultório, sendo feito com o uso de uma luz pulsada. Os resultados deste método são instantâneos, pois os dentes ficam mais claros desde a primeira sessão. Mas podem ser necessárias de 1 a 3 sessões para chegar aos resultados esperados.
  • Clareamento com moldeira: este tipo de procedimento pode ser feito em casa com o uso de uma moldeira de silicone, criada pelo dentista, para ser usada com um gel clareador. O tratamento produz ótimos resultados, porém mais lentos, sendo necessário o uso da moldeira por algumas horas do dia ou à noite, por cerca de 2 semanas.

Esses tratamentos são extremamente efetivos! Eles servem para que você esqueça a ideia de clarear os dentes com água oxigenada.

Porém é fundamental lembrar que ambos devem ter acompanhamento profissional. Nenhum dos procedimentos deve ser realizados em excesso, para que a estrutura dentária não seja prejudicada.

Agora você já sabe que, exceto em casos de periodontite grave, a água oxigenada nunca deve ser relacionada à nossa saúde bucal.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.