Água com limão em excesso causa erosão dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Consumir bebidas ácidas pelo menos duas vezes ao dia eleva as chances de desmineralizar o esmalte do dente

É comum as pessoas evitarem alimentos e bebidas que contenham muito açúcar, já que, em excesso, são prejudiciais à saúde. Assim, passam a dar preferência para opções mais saudáveis para o corpo. No entanto, até mesmo elas podem causar danos aos dentes, como a água com limão.

Então, isso significa que, para a cavidade bucal, a água com limão e o refrigerante, por exemplo, guardadas as devidas proporções, resultam no mesmo problema: a desmineralização dos dentes.

A água com limão pode ser feita de várias manerias. Normalmente, as pessoas consomem ela em forma de limonada ou colocando rodelas de limão em um copo com água. Às vezes, adicionam quantidades elevadas de açúcar na bebida para deixá-la adocicada, o que potencializa seu efeito negativo.

Como o limão é uma fruta bastante azeda, para torná-la doce é necessário muito açúcar. E, como sabemos, o açúcar é muito danoso para os dentes. Ele estimula o crescimento e a proliferação de bactérias. Basicamente, é como se ele servisse de alimento para elas.

Por isso, é muito fácil o surgimento de cárie, uma lesão estrutural motivada por microrganismos. Eles perfuram os dentes e formam placas duras de coloração escura, provocando desconforto nos pacientes.

Riscos da Água com Limão

Infelizmente, há uma má relação entre água com limão e esmalte dos dentes. Isso foi constatado por estudiosos da universidade King’s College London, na Inglaterra, que relacionaram bebidas ácidas, incluindo a água com limão, com erosão dentária.

No estudo, analisaram 300 pessoas com erosão e outras 300 sem. E a conclusão que chegaram foi que quem toma bebidas ácidas pelo menos duas vezes ao dia possuem risco 11 vezes maior de desenvolver a erosão.

Além disso, a maneira que o líquido é consumido também influencia. Se a pessoa toma utilizando um canudo, as chances do esmalte se desgastar diminuem, pois há um contato menor com o dente.

Existe ainda alimentos que controlam a acidez, como o queijo. Por essa razão, procure equilibrar a bebida ácida com esses tipos de comida, reduzindo o desgaste.

Sobre a erosão dentária

A erosão dentária é a perda de esmalte do dente, sua superfície mais externa. Dessa forma, ele fica sem sua principal camada protetora, causando alguns sintomas.

Confira quais são os sintomas da erosão ácida:

  • Sensibilidade:

O limão causa sensibilidade nos dentes. Conforme o esmalte se desgasta, a dentina se expõe, o que provoca incômodo, principalmente quando é consumido bebidas geladas.

  • Amarelamento dos dentes

A coloração da dentina é mais escura que a do esmalte, tendendo mais para o amarelo. E como está visível, o dente, agora, assume essa cor.

  • Dentes arredondados

Os dentes ficam com um formato mais arredondado em sua borda. Fora isso, sua textura aparenta ficar mais áspera.

  • Transparência

A borda do dente apresenta uma transparência que era inexistente antes.

  • Lesões na região oclusal

A superfície oclusal do dente começa a ter algumas lesões, que são chamadas de lesões em forma de taça.

Para corrigir o problema, o dentista precisará restaurar o dente, corrigindo o prejuízo. Mas se a gravidade da situação estiver muito elevada, o profissional terá de colocar implantes.

Portanto, não exagere nas bebidas ácidas. E, de preferência, tome-as acompanhadas de queijo.

Não se esqueça de fazer a higienização bucal em seguida, evitando que o efeito do ácido se prolongue no dente. Assim, você diminui o vínculo danoso entre água com limão e saúde bucal.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!