Agentes antioxidantes: para que servem e onde encontrá-los?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Agindo na defesa do organismo, são usados em um procedimento odontológico

Quem nunca ouviu sobre aquela história de que, quanto mais colorido for seu prato, melhor? Pois é, os agentes antioxidantes fazem parte dessa característica.

Por estarem presentes em diversos tipos de alimentos, os agentes antioxidantes quando ingeridos protegem a nossa saúde e garantem a segurança do nosso sistema imunológico.

Os agentes antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação de um substrato oxidável. O papel dos antioxidantes é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres.

Neste artigo, iremos te explicar mais sobre eles. Vamos lá?

Agentes Antioxidantes e os Radicais Livres

Falando sobre a estrutura química desse elemento, os radicais livres são moléculas que, por não possuírem um número par de elétrons na última camada eletrônica, são altamente instáveis.

Dessa forma, eles estão sempre buscando atingir a estabilidade por meio de reações químicas de transferência de elétrons com outras células.

Apesar de fundamentais para a saúde, quando consumidos em excesso, os radicais livres passam a oxidar células saudáveis. Como é o caso de:

  • Proteínas;
  • Lipídios;
  • DNA.

Já os antioxidantes são substâncias que combatem as ações dos temidos radicais livres. Assim, o agente antioxidante fortalece o sistema imunológico.

Além de impedir os ataques, esses agentes também trabalham na recuperação do organismo de possíveis danos causados pelos invasores.

Principais Fontes de Agentes Antioxidantes

Como já citamos anteriormente, existem diversas maneiras que esses agentes podem ser encontrados. Iremos citar alguns exemplos de onde você pode consumi-los.

Frutas, vegetais e grãos integrais, possuem grandes quantidades e variedades de agentes antioxidantes.

Porém, é importante optar pela ingestão desses alimentos crus ao invés de cozidos, pois dessa forma, irão conseguir fornecer uma concentração maior, além de melhor absorção dos antioxidantes.

Além disso, consumi-los dessa forma é também uma boa oportunidade para diminuir o risco de desenvolver certas enfermidades.

Lembramos sempre que cada pessoa possui uma individualidade bioquímica.

Por isso, é importante consultar sempre um profissional qualificado para saber qual o alimento ideal para o melhor funcionamento de seu organismo.

Alguns exemplos de alimentos que podemos encontrar uma boa quantidade de agentes antioxidantes são:

  1. Oleaginosas;
  2. Blueberry, Cramberry e Gojiberry;
  3. Gengibre;
  4. Chás;
  5. Hibisco;
  6. Coco ou água de coco.

Benefícios e Malefícios dos Agentes Antioxidantes

Entre os benefícios, podemos citar o fato de combaterem o estresse oxidativo. Ou seja, o excesso de oxidações de componentes celulares.

Por isso, o aumento dos níveis dos antioxidantes no organismo, feito principalmente por meio de uma dieta rica nestes componentes, poderá ser muito benéfico.

Já entres os malefícios, um exemplo é a aplicação farmacológica desses agentes, pois esta pode interferir com os mecanismos celulares.

Dessa forma, poderão ser causadas então algumas alterações prejudiciais na atividade enzimática e na estrutura das membranas.

Ainda assim, pode apresentar até mesmo prejuízo na suplementação com vitaminas sobre o desenvolvimento de diferentes tipos de tumores.

Relação dos Agentes com a Odontologia

Um dos procedimentos odontológicos que envolve esses agentes é o tratamento de clareamento dental. Essas substâncias entram após encerrar o tratamento.

Os agentes antioxidantes odontológicos são muito utilizados na reversão da baixa resistência de união aos tecidos dentais observada após o clareamento dental.

Dessa forma, o procedimento ocorre por meio da aplicação de um gel antioxidante à base de peróxido de carbamida ou de hidrogênio sobre os dentes escuros.

Os agentes antioxidantes podem ser muito benéficos e utilizados em diversos casos. Porém, é sempre importante consultar um profissional que garanta sua segurança com o produto.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.