Adrenalina com aplicação anestésica na Odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui o uso da adrenalina na área da odontologia

Antes de alguns procedimentos odontológicos, os profissionais precisam aplicar anestesias locais para o paciente não sentir dores. Mas você sabia que a adrenalina é usada durante a aplicação da anestesia?

Pode parecer um pouco estranho, mas a adrenalina é uma das substâncias que garante a maior durabilidade do bloqueio anestésico.

Adrenalina na odontologia é uma substância é usada na aplicação da anestesia odontológica. Nesse artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre a adrenalina. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre as Anestesias

A anestesia odontológica é uma substância que tira a sensibilidade da cavidade bucal do paciente.

Ela é (normalmente) local e gera aquela sensação comum de formigamento e dormência. O uso da anestesia é frequente nos procedimentos odontológicos.

Uso da Adrenalina na Área Odontológica

Mas como a adrenalina é aplicada na anestesia? Bom, a resposta é simples. Essa substância química é associada a sais anestésicos. Com isso, o sal é absorvido de forma lenta.

Assim, além de garantir maior durabilidade do bloqueio anestésico, a adrenalina contribui com a diminuição da toxicidade do sal.

A substância é considerada um tipo de vasoconstritor. Por isso, as anestesias com a adrenalina ficam conhecidas como anestésicos vasoconstritores.

O anestésico é indicado para os pacientes que precisam de procedimentos odontológicos mais invasivos.

No entanto, o anestésico vasoconstritor não é indicado para pacientes com angina pectóris instável, infarto do miocárdio manifestado nos últimos 6 meses, acidente vascular cerebral recente e arritmias refratárias.

Pacientes com insuficiência cardíaca congestiva não tratáveis ou não controlada, hipertireoidismo não controlado, diabetes mellitus não controlada também devem evitar o anestésico.

Ainda, pacientes com feocromocitoma, hipersensibilidade a sulfitos e que passaram por uma cirurgia de revascularização miocárdica recente também devem evitar o anestésico.

Além disso, os anestésicos odontológicos para hipertensos também não são indicados. O uso só é indicado quando o profissional usar o anestésico vasoconstritor em baixas concentrações

Quais as Reações Posso Ter Após a Anestesia?

É normal os pacientes demonstrarem efeitos colaterais da anestesia na boca. Eles são passageiros e podem facilmente ser resolvidos Por isso, não se assuste se você apresentar algumas das reações abaixo:

  • Dormência;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Espasmos no rosto;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Hematomas;
  • Danos aos nervos;
  • Visão turva; e
  • Falta de ar.

Por isso, se você tiver qualquer dúvida, contate seu dentista. Ele te auxiliará a minimizar as reações.

Como Evitar os Efeitos da Anestesia?

Mesmo não tendo riscos graves, os efeitos colaterais podem irritar muitos pacientes.

A massagem na boca pode ser uma alternativa para a região anestesiada parar de incomodar. Os movimentos circulares, sem força, ajudam na circulação de sangue. Assim, a sensibilidade do local volta mais rápido.

Ainda, os pacientes podem colocar bolsas de água mornas no rosto.

Também devem mastigar devagar os alimentos que consumirem. Portanto, é ideal a ingestão de comidas frias e líquidas, como sorvete e iogurte. A hidratação não pode ficar de fora. Tome bastante água!

Caso os efeitos da anestesia com a adrenalina continuem, não hesite em procurar o seu dentista de confiança.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.