Adenoma Pleomórfico é um tumor benigno? Tem cura?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Também conhecida como tumor misto, a neoplasia afeta as glândulas salivares

Neoplasia é qualquer crescimento anormal, exagerado e autônomo de um tecido do corpo. Geralmente, ocorre por meio de alterações das células normais do nosso organismo. Um dessas neoplasias é o adenoma pleomórfico.

Como sabemos, todo tecido da cavidade oral pode desenvolver neoplasias. Então, o que diferencia o Adenoma Pleomórfico das demais neoplasias? Para entender essas diferenças, devemos começar pela sua definição:

O adenoma pleomórfico é uma neoplasia que afeta as glândulas salivares, sendo a glândula parótida a mais afetada. No entanto, esse tumor misto pode também atingir outras glândulas salivares da região oral e do palato.

O adenoma é benigno ou maligno?

O tumor misto é benigno. Na verdade, “adenoma” significa tumor benigno de glândulas. Porém, é necessário ressaltar que em alguns poucos casos, esse tumor pode se apresentar de forma maligna.

Características e sintomas do adenoma pleomórfico

Para entender seus sintomas, precisamos primeiro entender as características desse tumor misto. Ele, geralmente, é:

  • Solitário;
  • De crescimento lento;
  • Indolor;
  • Uma massa nodular única.
  • Pode ser móvel, mas os adenomas de palato são sempre fixos.

Por ter esse crescimento lento, os pacientes podem demorar anos para procurar ajuda odontológica.

Desse modo, se esse paciente não tiver qualquer outro problema bucal e não ir ao dentista regularmente, o diagnóstico só será dado quando o tumor misto passar a deformar a face do paciente.

Os adenomas pleomórficos são raros em crianças, sendo mais diagnosticados em adultos com mais de 30 anos. Já quanto a sua frequência, há uma certa prevalência em mulheres, mas nada significante.

É importante reforçar que adultos acima de 30 anos também são aqueles que visitam menos os dentistas. Por isso, o tumor misto se desenvolve sem ser identificado por meses ou anos.

Para evitar esse cenário, visite seu cirurgião-dentista de confiança ou passe a ter o hábito de ir regularmente ao dentista. Sua saúde bucal agradece!

Tratamento do tumor misto

O adenoma pleomórfico nas glândulas salivares deve ser retirado com cirurgia. Por isso, a localização do tumor pode facilitar ou dificultar o tratamento – já que muitas vezes fica próximo ao nervo facial.

O tamanho do tumor misto também pode afetar a cirurgia. Tumores maiores são mais difíceis de serem retirados e o procedimento pode envolver a retirada de parte do tecido saudável ao redor.

Após a retirada do tumor benigno, a recuperação do paciente costuma ser completa. O tumor não costuma retornar ou deixar sequelas.

No caso de células malignas, o tratamento pode ser mais extenso. O caso deve ser avaliado por um cirurgião-dentista e, talvez, por uma equipe interdisciplinar.

Métodos de prevenção do Adenoma Pleomórfico

Como vimos, a melhor prevenção é ter o hábito de visitar seu cirurgião-dentista regularmente. Desse modo, o recomendado é que se faça, pelo menos, duas consultas ao ano.

Em pelo menos uma dessas consultas, seu cirurgião-dentista deve realizar em consultório ou pedir alguns exames. Entre eles, a radiografia odontológica. Ela é quem vai apontar doenças como o tumor misto.

Além disso, a higiene bucal é essencial na prevenção de neoplasias. Por isso, capriche na escovação!

Um adenoma pleomórfico só será um risco para sua saúde se você não se prevenir!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.