Adenocarcinoma polimorfo de baixo grau tem cura?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Clinicamente assintomático, pode ser identificado por meio de exames radiográficos

Considerado um tumor na região bucal que não apresenta muitos sintomas, o adenocarcinoma polimorfo de baixo grau representa aproximadamente 9% de todas as neoplasias de glândulas salivares menores.

Este tipo de neoplasia se manifesta principalmente em mulheres a partir dos 50 anos. Além disso, o adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é relativamente incomum.

Adenocarcinoma polimorfo de baixo grau é uma neoplasia que caracteriza-se por uma elevação no palato, na maioria das vezes indolor e com crescimento lento.

Tumores nas glândulas salivares

Existem diferentes tipos de cânceres nas glândulas salivares. As que apresentam patologia normal, são feitas de variados tipos de células e os tumores podem se iniciar em qualquer uma dessas células.

Dessa forma, os tumores de glândulas salivares são nomeados de acordo com o tipo da célula em que localizam. Porém, se assemelham quando observadas ao microscópio.

Podem ainda ser classificados de acordo com sua rapidez em se desenvolver e se dividir em:

  • Grau 1 – tumores de baixo grau ou bem diferenciado, que se parecem muito com as células normais da glândula salivar. Tendem a crescer lentamente e respondem bem ao tratamento;
  • Grau 2 – tumores denominados de grau intermediário ou moderadamente diferenciados, com uma aparência entre o grau 1 e 3;
  • Grau 3 – tumores de alto grau ou pouco diferenciado, têm uma aparência muito diferente das células normais, crescem e se disseminam de forma mais rápida. Seu prognóstico geralmente não é tão bom quanto os de menor grau.

Sintomas do Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau

No caso do adenocarcinoma de baixo grau, os sintomas não são aparentes. Porém, é importante saber e atentar-se dos efeitos que podem surtir no corpo:
  • Aparecimento de nódulo no rosto, pescoço ou boca;
  • Dor contínua nas mesmas áreas;
  • Diferença de tamanho ou forma de um dos lados do rosto ou pescoço;
  • Dormência em parte do rosto;
  • Fraqueza nos músculos faciais;
  • Dificuldade em engolir;

Não existem estudos 100% afirmativos sobre as possíveis causas. Apesar disso, pesquisadores descobriram que alguns tipos de câncer da glândula salivar têm anormalidades no DNA.

Dessa forma, essas podem ser causadas por meio de exposição às radiações ou a certos agentes químicos cancerígenos.

Independentemente, estes sinais podem ser causados por outras condições clínicas. Por isso, o ideal é procurar um profissional que irá diagnosticar de forma correta.

Tratamento do Adenocarcinoma Polimorfo de Baixo Grau

Por não ser uma neoplasia maligna, seu primeiro diagnóstico pode não ser exato. Desse modo, antes de começar a realizar o tratamento, é necessário que haja uma avaliação imuno-histoquímica.

O tratamento consiste basicamente em excisões cirúrgicas. Em casos mais graves, pode ser realizada ainda a ressecção do osso subjacente, por meio da associação com radioterapia.

Casos de recorrência e metástase são raros. Devido as suas características assintomáticas, em muitos casos os pacientes demoram a procurar um por ajuda profissional.

Assim, ao menor sintoma apresentado, é importante informar seu médico.

Apesar de diagnosticado como um câncer, o adenocarcinoma polimorfo de baixo grau não é difícil de ser tratado. Por isso, o tratamento possibilita então a cura da doença.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.