Abacate é rico em vitaminas e contribui para a saúde do corpo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Apesar do alto teor calórico, é um ótimo aliado no funcionamento do organismo e na prevenção de câncer bucal

Consumido de diferentes formas, o abacate está presente na alimentação de muita gente. Fruta, vitamina ou na salada, esse alimento atendente todos os gostos.

Ajudando ainda no combate ao colesterol e minimizando o risco cardíaco, o abacate é um poderoso aliado contra as doenças cardiovasculares. Além disso, também auxilia na manutenção da saúde bucal.

Abacate é um fruto da família lauraceae, nativo do México e da América do Sul. É extensamente cultivado em regiões tropicais e subtropicais, uma vez que o clima e solo desses locais são os mais benéficos para ele.

Que tal conhecer todos os benefícios do abacate para a saúde do corpo e também sua relação com a odontologia?

Quais os benefícios do abacate?

Por muito tempo, a fama dessa fruta não era das melhores. Na verdade, era considerada um inimigo da alimentação, principalmente daqueles que estão querendo perder alguns quilo. Isso porque o abacate é calórico e gorduroso.

Porém, já é possível identificar que suas gorduras, mesmo sendo de alto teor calórico, são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, podendo prevenir doenças cardíacas e até mesmo o câncer.

Dessa forma, na sua composição nutricional os principais componentes e que mais aparecem são:

  • Cálcio
  • Potássio
  • Vitamina C
  • Fósforo
  • Manganês
  • Magnésio
  • Lipídios
  • Ferro
  • Cobre
  • Zinco
  • Vitamina E
  • Vitamina A

O abacate pode agir ainda como um anti-inflamatório natural e até mesmo como um anti envelhecimento. Além de reduzir os níveis de glicose no sangue, diminuindo o estresse.

A ação anti-inflamatória que o consumo do abacate oferece é graças à alta quantidade de vitamina E, presente no fruto.

Outra substância de extrema importância que é encontrada na fruta é o beta sitosterol. Ele é o maior responsável no controle do hormônio do estresse, o cortisol.

Além disso, ajuda ainda a manter a hidratação adequada da pele e dos cabelos. Inclusive, muitas máscaras caseiras são feitas a partir do seu uso.

Recomendações para o consumo de abacate

Algumas dicas e informações que você provavelmente não sabia sobre esse fruto irão auxiliar a consumi-lo da forma mais adequada possível. Vamos lá:

  • Os alérgicos ao látex devem consultar um médico antes de consumi-lo, pois há o risco de reações alérgicas também à fruta;
  • Enquanto ainda estiver verde deve ser mantido à temperatura ambiente. Para acelerar o amadurecimento, pode ser colocado em um saco ou embrulhado em algum tipo de papel, como um saco de pão, por exemplo;
  • O sinal de que já amadureceu e está no momento certo para comer, é quando a casca ficar com uma coloração mais escura e estar macio ao ser pressionado;
  • Frutas maduras devem ser mantidas na geladeira. Caso já esteja cortado, uma boa opção é armazená-lo em um recipiente fechado e pingar algumas gotas de vinagre ou limão. O objetivo é evitar a oxidação da polpa;
  • Ao adicionar o abacate no preparo de pratos quentes, é recomendado que ele seja preparado com a menor temperatura e menor tempo possível. Evitando então danos da alta temperatura aos ácidos graxos saudáveis;
  • Caso o alto teor de gordura te preocupe, de forma geral, os abacates menores tendem a ser mais ricos em gordura do que os maiores, por isso essa pode ser uma boa saída.

E qual a relação do abacate com saúde bucal?

Já foi observado que entre os nutrientes retirados do abacate, alguns podem atacar certas células de câncer bucal e evitar que outras células pré-cancerosas desenvolvam o câncer de boca.

Portanto, podemos considerar que o abacate é um aliado na prevenção de câncer de boca. No geral, existe uma relação entre o consumo de frutas e vegetais e o risco reduzido de vários tipos de câncer.

Esse efeito é atribuído aos altos níveis de fito-nutrientes e fitoquímicos encontrados nas frutas e vegetais de cores escuras. E então, vamos incluir mais abacate na sua rotina de alimentação diária?

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.