O dispositivo é recomendado principalmente para a utilização de crianças e adolescentes
Desenvolvido pelo doutor Robert Frankel, o aparelho de Frankel se tornou, nos últimos tempos, um dos mais eficientes aparelhos funcionais.
O aparelho de Frankel é um tanto quanto peculiar. Ele se diferencia dos demais aparelhos ortodônticos, sendo recomendado como uma terapia iniciadora e não para a correção como os outros modelos.
Aparelho de Frankel é um tipo de aparelho ortodôntico utilizado principalmente na interceptação de problemas da função muscular nos pacientes.
Diferentemente de aparelhos como o ativador e similares, ele não foi projetado para mover os dentes exercendo pressão sobre eles. Ele funciona controlando as pressões musculares e induzindo modificações terapêuticas na cápsula orofacial dos pacientes.
Principais indicações para a utilização do aparelho de Frankel
Com já dissemos, uma das principais indicações para a utilização do regulador funcional de Frankel é como uma terapia iniciadora. Ou também, como contenção de uso noturno pós-terapia com a máscara facial ortopédica.
Eles também são recomendados quando é necessária a realização de uma retroinclinação dos incisivos inferiores e a vestibularização dos incisivos superiores.
Dessa maneira, este aparelho ortodôntico introduz uma espécie de elemento de camuflagem dentária para alguma discrepância esquelética apresentada pelo paciente.
Por meio da utilização desse dispositivo, ainda é possível notar uma grande melhora na posição espacial da mandíbula.
Além disso, dependendo de sua classe em relação com à maxila ou mandíbula, o que ocorre é uma liberação para o seu crescimento e não uma protração ou avanço desta.
Talvez a única contraindicação para o uso do aparelho de Frankel seja em pacientes já adultos, uma vez que geralmente eles já possuem as estruturas faciais bem desenvolvidas.
Aparelho de Frankel x Máscara Facial Ortodôntica
O regulador funcional em detrimento da terapia com a máscara facial é prejudicial em dois aspectos principais, sendo eles:
- O primeiro é que este aparelho funcional demora de 12 a 24 meses para produzir algumas das modificações atribuídas ao seu uso constante. Enquanto a máscara facial pode corrigir esta condição em apenas seis meses de emprego;
- O segundo aspecto é que, obviamente, o aparelho de Frankel tem um efeito muito maior sobre os tecidos moles associados à maxila do que propriamente um efeito esquelético, como o encontrado na utilização da máscara facial.
Assim, como já dissemos, o regulador funcional de Frankel age como uma terapia ou contenção. Enquanto a máscara facial atua mais diretamente na arcada dentária do paciente.
Forma de ação
Podemos dizer que a forma de ação do aparelho de Frankel é divida em quatro classes, sendo a I, II, III e IV. Entretanto, aqui iremos falar mais detalhadamente sobre a I e a IV.
O Frankel de classe I é utilizado em tratamentos de más oclusões onde a relação molar é de classe I ou classe II, quando existe um desequilíbrio muscular associado à má oclusão dentária.
Já o aparelho de Frankel classe IV é utilizado na correção de mordidas abertas. Porém, seu êxito dependerá de uma análise cuidadosa e seleção específica de cada caso.