Acelerando o processo de fichas e cadastros, a ferramenta traz inúmeras vantagens
Com o mercado competitivo, é preciso usar diferentes artifícios para se destacar. Usar um prontuário eletrônico, por exemplo, aprimora as clínicas e consultórios, além de mostrar que você está em dia com a tecnologia.
Dessa forma, uso do prontuário eletrônico vem crescendo, e a maioria das clínicas odontológicas já estão se adaptando ao seu uso.
Usado para registrar e armazenar informações, o prontuário eletrônico disponibiliza tudo sobre consultas, exames, procedimentos e tratamentos de forma online e automatizada.
O que tem no prontuário eletrônico?
A forma como as informações serão organizadas, o modelo e o padrão a serem seguidos, ficam a critério de quem o controla, mas todo prontuário eletrônico do paciente deverá conter:
- Anamnese
- Diagnósticos definitivos
- Exame
- Hipóteses diagnósticas
- Identificação do paciente
- Tratamentos efetuados
Outras informações específicas de cada paciente também podem ser colocadas nos prontuários.
Praticidade do prontuário eletrônico
Além de muito mais rápido e acessível, o prontuário digital junta todo o histórico do paciente em uma só tela.
Independente do nível de conhecimento tecnológico de quem irá usá-lo, todas as áreas são intuitivas e fáceis de acessar.
O prontuário possui também um sistema que se comunica com os celulares tanto do dentista, quanto dos pacientes, tornando assim o acesso mais fácil e remoto.
Informações se mantém seguras
Diferente do papel, todas as informações de cada um dos pacientes ficam salvas em uma nuvem através do uso dos prontuários eletrônicos.
O sistema é protegido por login e senha. Dessa forma, impede que qualquer outra pessoa tenha como acessar esse conteúdo.
Livre de rasuras, o prontuário digital permite deletar caso algum erro tenha sido feito, por isso, acaba sendo mais uma vez, mais eficiente que o papel.
Benefícios do prontuário eletrônico para a clínica
Além de salvar tempo dos funcionários permitindo que eles deleguem outras funções, o prontuário eletrônico odontológico auxilia em vários setores.
A economia com papéis e impressões, também irá ser bem significativa. Sem contar o espaço e tempo com os estoques necessários para armazenar todas as folhas.
Esse sistema pode oferecer também ferramentas para:
- Agilizar e aprimorar o atendimento;
- Atrair mais pacientes fixos;
- Aumentar o rendimento financeiro;
- Contribuir para sua estratégia de marketing.
- Facilitar o agendamento de consultas;
Mas como escolher o prontuário ideal?
É imprescindível saber exatamente as necessidades do consultório e o que está precisando quando for procurar por um prontuário eletrônico digital.
No momento da escolha, vale então se fazer algumas perguntas:
- Possui uma interface intuitiva e fácil de usar?
- Os menus são autoexplicativos?
- Atende todas as necessidades da clínica?
- Está de acordo com as suas expectativas?
- Irá facilitar áreas que precisam de uma melhora?
A partir das respostas, a escolha ficará ainda mais fácil.
Comprando o prontuário eletrônico
Se o investimento financeiro nos prontuários for um receio, existem softwares que oferecem versões de teste gratuitas.
Do mesmo modo, alguns disponibilizam treinamentos online para manuseio do programa.
É possível também contratar sistemas pagos através de assinaturas mensais. Caso não haja adaptação ou não atenda ao esperado, o cancelamento fica mais fácil.
O preço dos pacotes com os softwares para prontuário eletrônico fica em média de R$70,00 mensais, podendo variar entre os planos mais básicos, até os mais avançados e completos.