Confira aqui como é feito o tratamento das cáries interproximal
Sabemos que, apesar de ter a mesma causa, existem diferentes classificações para a cárie. Um dos seus tipos, por exemplo, são cáries interproximal.
Geralmente, a cárie é causada pela falta de higienização bucal. Principalmente pela falta do uso do fio dental. Assim, as bactérias se acumulam na nossa boca e causam as cáries interproximal.
Cáries interproximal são lesões estruturais localizadas entre os dentes. Seus sintomas e tratamentos são similares a qualquer outra cárie, mas sua classificação acontece por conta da sua localização.
Sintomas das cáries interproximal
Quando está em estágio avançado, esse tipo de cárie pode causar os seguintes sintomas:
- Dores entre os dentes lesionados;
- Dores e sensibilidade dentária na hora de comer e morder;
- Coloração escura entre os dentes; e
- Sensibilidade na gengiva perto dos dentes lesionados.
Como é feito o diagnóstico da cárie interproximal?
Assim como a cárie oculta, a cárie interproximal é difícil de diagnosticar a olho nu. Isso por causa de sua localização. Como já vimos, a cárie escondida fica entre os dentes.
Assim, o profissional precisa fazer, além do exame físico, um exame radiográfico. Só com esse exame é possível identificar o diagnóstico de forma exata.
Melhores tratamentos para a cárie interproximal
O tratamento mais comum é realizado com uma broca. Assim, o cirurgião-dentista remove qualquer indício da lesão. Quando a raiz do dente não é atingida, a restauração dentária é realizada.
É com a restauração que a funcionalidade e a estética do dentes são recuperadas. Mas quando a raiz do dente é atingida, o profissional indicará o tratamento endodôntico.
Prevenção é o melhor caminho para a cáries interproximais!
Neste artigo, descobrimos que a cárie entre os dentes é causada pela má higienização bucal. Por isso, para evitar essa lesão, o melhor caminho é cuidar da sua saúde bucal.
Como posso fazer isso? A resposta é muito simples! Com cuidados diários e básicos. Separamos algumas indicações de como cuidar da sua higiene oral.
Primeiro, escove os dentes 30 minutos depois de todas as refeições. E, não esqueça da escovação antes de ir dormir.
Converse com o seu dentista sobre qual tipo de cerda é a mais ideal para você. Normalmente, as cerdas macias são as mais indicadas. Passe a escova sobre todos os dentes de forma circular.
Também, não esqueça de escovar a sua língua! Isso por que ela pode armazenar bactérias que causam problemas bucais. Além disso, vimos que as cáries interproximais são causadas pela falta do fio dental.
Por isso, passe o fio dental pelo menos uma vez ao dia. É o fio dental que impedirá o acúmulo de alimentos entre os dentes, local propício para o aparecimentos das interproximais.
Você também pode passar um enxaguante bucal. Assim, você completa a limpeza da boca. Na parte da alimentação, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Evite alimentos muito gordurosos e com muito açúcar.
Importante: bebe bastante água. Uma sugestão é sempre levar uma garrafa de água na bolsa. Ainda, evite o tabagismo e consumir muitas bebidas alcoólicas.
Por fim, faça visitas de rotina ao cirurgião-dentista. Assim, você checa como está a sua saúde bucal e evita o aparecimento das cáries interproximal.