Por conta de suas propriedades beneficentes, o xilitol já chegou até ser comparado com o flúor
Você já deve estar cansado de ouvir que alimentos doces fazem mal aos dentes, não é mesmo? Pois fique sabendo que existe um alimento que vai na contramão desse ditado, o xilitol.
Essa substância é produzida pelo corpo humano diariamente. No entanto, o xilitol também pode ser encontrada em diversos alimentos naturais, como alface, morango, uvas, cebola, entre outros.
O xilitol é classificado como um álcool de açúcar que deriva da xilose, um monossacarídeo presente em diversas frutas e legumes.
No âmbito comercial, o nutriente é extraído de diversos tipos de casca de árvore e utilizado principalmente na fabricação de adoçantes e de chicletes.
Xilitol possui relação direta com a odontologia
Estudos indicam que esse elemento tem como propriedade o poder de inibir o crescimento da bactéria Streptococcus, o principal agente causador da cárie dentária.
Experimentos realizados apontaram que pessoas que consomem xilitol com maior frequência possuem 70% de menos chances de desenvolver a cárie.
Os benefícios do adoçante são tantos que ele já chegou até mesmo a ser comparado com o flúor. Ambos os nutrientes promovem a remineralização dental com resultados extremamente semelhantes.
Assim, profissionais resolveram implementar o açúcar xilitol em cremes dentais fluoretados. A combinação foi um sucesso, possibilitando uma maior proteção aos dentes do usuário.
Além disso, o adoçante xilitol traz uma série de benefícios para a nossa boca:
- Estabilização dos íons cálcio e fosfato na saliva e, por essa razão, remineraliza os dentes;
- Estabilização das cáries que já estão desenvolvidas;
- Estimulação a formação de saliva sem aumentar a produção de ácidos na placa dentária;
- Controle do pH do biofilme dental;
- Controle da capacidade tamponante da saliva.
Outros benefícios do Xilitol
O gosto e a aparência desse tipo de adoçante é bastante similar ao da sacarose, que é o açúcar tradicionalmente encontrado na maioria das casas. Porém, especialistas apontam que a substância é 40% menos calórica que o açúcar de mesa.
Por isso, é possível utilizar o xilitol para os mais diversos fins, sendo ele uma alternativa para pessoas diabéticas.
Confira alguns dos principais departamentos em que o composto é empregado:
- Indústria farmacêutica, como em pastilhas para a garganta, xaropes e multivitamínicos;
- Indústria alimentícia, como em sorvetes, bebidas, chicletes e balas;
- Na medicina, para tratamento de lesões renais e controle de desordens metabólicas dos lipídios;
- Indústria de cosméticos, na produção de perfumes, hidratantes e produtos de higiene.
Xilitol não substitui a realização de uma boa higiene bucal
Embora exista uma relação entre xilitol e saúde bucal, ele não pode cuidar da sua boca sozinho. Dessa forma, o simples consumo não substitui a realização de uma higienização completa da cavidade bucal.
Fora isso, foi comprovado que todos essas vantagens só se concretizam uma vez que a boca do indivíduo estiver limpa e sem acúmulo de placa bacteriana ou tártaro.
Portanto, é fundamental que você realize a escovação diariamente, sempre após as refeições, antes de dormir e ao acordar. E não se esqueça do fio dental, que é essencial para retirar a placa no meio dos dentes. A partir disso, o processo pode ser complementado com o consumo regulado do xilitol.