Confira aqui como a ozonioterapia é empregada dentro da área odontológica
Na odontologia, os avanços tecnológicos desenvolvem tratamentos inovadores. Um exemplo disso é o surgimento da ozonioterapia.
Essa técnica foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 2015. Vamos conhecer mais sobre a ozonioterapia?
A ozonioterapia é uma técnica terapêutica que mistura o O3 com o oxigênio. Ela é conhecida por ser muito segura e por estar sendo cada vez mais usada pelos cirurgiões-dentistas habilitados.
O gás O3 também é conhecido como ozônio.
Vantagens do método com ozônio
Alguns dos benefícios da técnica são:
- Biocompatibilidade;
- Mata microrganismos;
- Melhora da cicatrização; e
- Melhora na resposta do sistema imunológico (por meio do oxigênio na sua fórmula).
Aplicações da ozonioterapia
A ozonioterapia na odontologia é feita a partir de três métodos. Eles são:
- Pelo próprio gás;
- Água ozonizada; e
- Óleo ozonizado.
Todos esses métodos são formas de tratamentos para as seguintes alterações bucais e procedimentos odontológicos:
- Cárie: lesão estrutural causada pela bactéria no dente. Ela perfura o esmalte do dente e placas duras e com coloração escura. Caso não tratada, pode causar o abcesso;
- Doenças periodontais: têm três estágios- gengivite, periodontite e periodontite avançada. Representam alterações negativas na gengiva e nos ossos periodontais;
- Disfunção da ATM: distúrbios na articulação temporomandibular, que é responsável pela movimentação do maxilar inferior;
- Tratamentos de canais: recuperação da parte interna (polpa ou nervo) do dente, remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.
- Cirurgias bucais: especialidade que engloba intervenções manuais ou com auxílio de instrumentos no tratamento de doenças ou traumatismos. Ela atua no limite da face e dos tecidos;
- Inflamações: como as aftas; e
- Infecções: como a candidíase oral.
Cada tratamento é feito com o auxílio de um gerador de ozônio. Ele é um aparelho que faz descargas elétricas de 13.000 a 15.000 volts.
Tudo isso é operado pelo profissional habilitado nessa técnica. Desse modo, a dosagem é controlada e cada paciente recebe a dose apropriada para o seu tratamento.
Como posso atuar na área de ozonioterapia?
Se você se interessou pelo tratamento com ozônio e gosta da área de odontologia, que tal investir em uma carreira?
Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face. No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais.
Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas. A duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todos os cursos presenciais. As aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.
Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.
Caso você opte por fazer o curso em uma instituição privada, a maioria delas custa em média R$1700,00 por mês. Mas fique atento para as bolsas universitárias e programas de financiamento.
Quando você finalizar a faculdade e já estar com seu diploma, você pode atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a sua área de atuação.
Mas, e como atuar com a ozonioterapia? Bom, só podem atuar com esse tratamento cirurgiões-dentistas que tenham uma habilitação. Para isso, é preciso fazer um curso de especialização com uma carga horária mínima de 32 horas. Assim, você aprende as técnicas e se torna um profissional competente.