Existem três tipos de glossite, a atrófica, a mediana e a migratória, que se manifestam de maneiras diferentes
Infecções na cavidade oral não atingem apenas os dentes, elas também podem afetar a língua. Um grande exemplo disso é a glossite.
É importante estarmos atentos aos nossos hábitos, já que eles podem agravar a inflamação da glossite.
Glossite, então, é uma inflamação que acomete a língua, podendo ser crônica ou aguda, trazendo sensibilidade e fortes dores para a região.
Causas da Glossite
As motivações desse tipo de alteração da língua são variadas. A principal razão está ligada a um distúrbio genético. Mas há a possibilidade de infecções bacterianas ou virais serem responsáveis.
Além dessas, os outros possíveis causadores da infecção na língua são:
- Irritações mecânicas;
- Queimaduras na região da língua;
- Falhas na produção de saliva. Isso porque essa deficiência causa a xerostomia, ou seja, deixa a boca seca;
- Exposição da língua a substâncias potencialmente irritantes, como cigarro, álcool, ácidos e alimentos com muita pimenta;
- Aftas na boca;
- Sífilis;
- Deficiência de vitaminas.
Sintomas da Glossite
Os principais sintomas dessa inflamação na língua são:
- Inchaço na língua;
- Dores na língua;
- Mudanças na coloração da língua;
- Perda das papilas gustativas;
- Dificuldades para falar;
- Dificuldades para mastigar;
- Dificuldades para engolir.
Tipos de Glossite
Glossite atrófica
A glossite atrófica é resultado de deficiência de ácido fólico ou de vitamina B12 no organismo.
Posteriormente, esse tipo de inflamação é responsável por causar fortes dores e aumento da sensibilidade da língua. Fora isso, causa alterações nas sensações gustativas e deixa a língua com a impressão de estar queimada.
Por isso, o problema é conhecido popularmente como língua calma ou língua lisa.
Glossite mediana
Já esse tipo de inflamação tem como principal característica o surgimento de elevações com o formato oval ou retangular. Assim, recebe o nome de glossite romboide mediana.
Entre os possíveis tratamentos para essa condição pode ser citado o uso de antifúngicos.
Glossite migratória
Esse é o tipo mais conhecido da condição. A famosa “língua geográfica” é um tipo benigno de glossite. Ela é caracterizada pelo aparecimento de manchas lisas e de bordas brancas na língua.
Em geral, seu aparecimento está relacionado ao desenvolvimento de infecções fúngicas ou ao contato com alguns tipos de alimentos.
Diagnóstico do problema
Para reconhecer um caso de infecção na língua, é preciso realizar um exame clínico junto ao profissional da odontologia, que permitirá a identificação da língua inchada, inflamada ou lisa.
E para dar mais propriedade ao diagnóstico, é possível que o paciente realize um exame de sangue a fim de descobrir a causa do problema.
Tratamentos da inflamação na língua
O objetivo do tratamento é diminuir a inflamação. Normalmente, é prescrito medicamentos à base de corticoides. Mas se o agente inflamatório for uma infecção, será receitado remédios anti-fúngicos ou antibióticos.
O dentista ainda irá instruir o paciente a fazer uma ótima higienização da boca e a evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e alimentos quentes e fortemente apimentados para que a língua não inflame novamente.
Em situações mais graves, o tratamento da glossite pode levar à internação do paciente.