PACIENTES

Colesterol também pode afetar nossa saúde bucal

Colesterol também pode afetar nossa saúde bucal

O colesterol tem uma relação paradoxal com a saúde bucal, já que seus medicamentos fazem bem e mal ao mesmo tempo

Balancear nossa alimentação traz benefícios para a saúde bucal e do corpo. Alimentos gordurosos ou que contenham alto teor de açúcar danificam o esmalte dos dentes e os escurecem. E vinculado a isso está o consumo de colesterol.

Além de ir ao dentista, é recomendado realizar exames para ver como anda nossa saúde corporal e nossas taxas de colesterol. Para tratar o problema, será necessário uma abordagem multidisciplinar com o nutricionista.

O colesterol é um tipo de gordura encontrado no nosso organismo. Ela é muito importante para seu funcionamento. 70% dele é produzido pelo próprio corpo, por meio do fígado. Os outros 30% são adquiridos na dieta.

É importante controlar o consumo porque isso acaba estimulando a produção pelo fígado. Dessa forma, o nível atinge grau mais elevado, aumentando os riscos para a saúde.

Tipos de colesterol

Colesterol LDL, colesterol HDL e colesterol VLDL

Existem três tipos, o LDL, o HDL e o VLDL.

LDL

O colesterol LDL é conhecido como o ruim. Ele possui baixa densidade. Então, pode se acumular nas artérias, formando placas que dificultam o fluxo sanguíneo para diversos órgãos.

Normalmente, atinge as veias que bombeiam o sangue até o coração e o cérebro, o que aumenta o risco de infarto e de acidente vascular cerebral.

HDL

O colesterol HDL é o bom. Possui baixa densidade. Ele ajuda a limpar o ruim para longe das artérias. Portanto, ele previne contra ataques cardíacos e AVC.

VLDL

Tem densidade muito baixa. Sua função é enviar o colesterol e a triglicérides para os outros tecidos do corpo a partir do fígado.

O VLDL sofre diversas transformações quando está na corrente sanguínea, liberando triglicérides para serem armazenados no tecido adiposo ou para ser utilizando como energia.

Colesterol total

Colesterol total deve ser medido anualmente

Quando o nível da gordura está alto, denomina-se dislipidemia. O colesterol total consiste na soma dos três tipos, o HDL, o LDL e o VLDL.

No entanto, é preciso ficar atento, já que cada um possui uma função diferente no organismo.

Efeitos dos medicamentos para a saúde bucal

Medicamento para colesterol traz benefício e prejuízo para a saúde bucal ao mesmo tempo

As estatinas, remédios que são utilizados para regular os níveis da gordura, podem afetar a saúde bucal.

Elas fazem com que a câmara pulpar do dente fique mais calcificada. Assim, dificulta o acesso à ela, quando o dentista precisa realizar um tratamento de canal, por exemplo.

Por outro lado, o medicamento para colesterol diminui os riscos de uma inflamação acometer a gengiva, causando uma doença periodontal, como a gengivite e a periodontite.

Colesterol e saúde bucal

Colesterol e saúde bucal estão relacionados

O colesterol e a saúde bucal também estão relacionados diretamente.

Uma pessoa que tem taxas altas apresenta maior dificuldade em cicatrizar ferimentos na muscosa bucal.

Por isso, o profissional deve saber quando um paciente possui hipercolesterolemia, pois interfere no processo de cicatrização após uma cirurgia.

Periodontite e colesterol

A periodontite também tem relação com o colesterol

A periodontite, aquela inflamação grave no tecido gengival que decorre de uma gengivite mal cuidada, deixa a pessoa até quatro vezes mais exposta ao risco de ter níveis elevados de triglicérides e diminui a incidência do HDL.

Portanto, além dos problemas que ela está vinculada, a doença também funciona de maneira sistêmica, aumentando o colesterol.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também