Confira como evitar a neuropatia após a aplicação do implante dentário
Muitas vezes sentimos dores de cabeça, e logo associamos à enxaqueca. No entanto, é preciso ficar atento: essas dores na cabeça podem indicar uma neuropatia.
Ela pode se manifestar em três tipos. Além disso, pode variar quanto a intensidade e quanto ao nervo afetado. Mas, afinal, o que é a neuropatia?
A neuropatia é a alteração na funcionalidade dos nervos. Assim, movimentos, sensações e até a respiração podem ser afetadas. Além disso, tem relação com a odontologia e pode ser causada por alguns procedimentos.
Vamos conhecer tudo sobre essa alteração e sua relação com a odontologia.
Tipos de neuropatia
Como já vimos, a alteração é dividida em três classificações:
- Central: afeta o sistema nervoso central, como a medula espinhal;
- Periférica: afeta o sistema nervoso periférico, como braços; e
- Autonômica: afeta o sistema nervoso autônomo, como a respiração.
O que causa a neuropatia?
Alguns procedimentos odontológicos que podem causar a dor neuropática são:
- Exodontia: extração de dentes de forma cirúrgica;
- Tratamento endodôntico: é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais; e
- Cirurgia de implante dentário: é um procedimento invasivo que coloca um pino no lugar de um dente perdido ou danificado.
Conhecendo mais sobre os implantes
O implante dentário é um pino fabricado em titânio, em formato semelhante a um parafuso, e que ao ser fixado ao osso maxilar ou mandibular, serve para apoiar próteses dentárias.
A colocação dele é feita por meio de uma cirurgia realizada por um implantodontista. A neuropatia pós-implante pode se manifestar quando um nervo é danificado.
Pela posição do nervo alveolar inferior e do lingual na cavidade bucal eles são os mais afetados. E por isso, é mais provável que o paciente desenvolva a neuropatia periférica.
Isso pode acontecer devido à anestesia local, caso o profissional atinja um nervo, ou se o implante pressionar o nervo.
Assim, é preciso que você escolha um profissional de confiança e com referências para evitar a neuropatia pós-implantes dentários.
Sintomas da neuropatia periférica
Alguns sintomas da periférica são:
- Dores nas costas;
- Incômodo nas coxas, pernas e braços;
- Dores nas mãos e pé;
- Dores no rosto;
- Tontura;
- Queimação;
- Formigamento;
- Fraqueza muscular;
- Cólicas;
- Sensibilidade;
- Reflexos lentos;
- Dor que se parece com a dor de dente; e
- Falta de equilíbrio;
Quais são os melhores tratamentos para neuropatia?
A melhor opção é sempre visitar um profissional especializado. Só assim você terá certeza que tem a alteração no nervo. Além disso, é por meio do diagnóstico certeiro que o profissional irá fazer a escolha do melhor tratamento.
Um dos tratamentos possíveis é por meio dos medicamentos indicados pelo profissional. Remédios anticonvulsivos e cremes para aliviar a dor são alguns dos mais recomendados.
Mas, também lembre: assim que você sentir dores depois de um tratamento odontológico, não deixe de seguir orientações do seu dentista. Assim, você pode descobrir se há alterações nos seus nervos, como a neuropatia após a instalação de implantes.
Por isso, faça uma visita ao seu profissional de confiança assim que puder! Tire todas as suas dúvidas sobre a neuropatia e mantenha um sorriso e uma saúde bucal perfeita.