Conheça a técnica de redução labial e os detalhes do procedimento
Os lábios são um símbolo de sensualidade para as mulheres. Entre os procedimentos mais realizados atualmente está o preenchimento labial. Mas, você já ouviu falar na redução labial?
O desejo de ter lábios menores, isto é, a procura pela técnica de redução labial é cada vez maior. De acordo com a sociedade americana de cirurgiões plásticos, a busca pela cirurgia apresentou um aumento de 60% nos EUA.
A cirurgia de redução labial, também chamada de queiloplastia redutora, é uma forte tendência nos países asiáticos, mas vem sendo exportada para outros lugares do mundo.
Apesar de possuir uma grande demanda estética, esse tipo de cirurgia também é utilizada para a correção da “boca torta”, em casos de paralisia facial, e para o aumento dos cantos da boca, por exemplo.
Que tal conhecer alguns detalhes do procedimento como cuidados pós operatórios? Confira!
Como é Realizada a Cirurgia de Redução Labial?
A redução cirúrgica dos lábios é realizada por meio de uma incisão na parte interna dos lábios, inferiores ou superiores, de onde é retirada uma parte da mucosa considerada excessiva.
Em seguida, o cirurgião faz a saturação, de modo que os pontos formam uma linha responsável pelo novo contorno labial. Para essa cirurgia é utilizada apenas a anestesia local, sem necessidade de internação do paciente.
A cirurgia exclusivamente estética também possibilita que o “arco do cupido” – pequena curva localizada no meio do lábio superior – seja refeito, de maneira a ganhar mais destaque.
A tendência asiática de diminuição dos lábios normalmente inclui apenas o lábio superior e a acentuação do “arco do cupido”, enquanto o lábio inferior mantém sua espessura natural.
A cirurgia para diminuir os lábios normalmente é procurada para os seguintes fins:
- Harmonização facial;
- Simetria labial;
- Correção labial em casos de paralisia facial;
- Aumento dos cantos da boca, a fim de curvar os lábios em um constante sorriso;
- Exclusivamente estéticos.
Alguns cirurgiões podem ainda realizar a queiloplastia para o aumento de lábios.
Como é o Pós Operatório da Queiloplastia Redutora?
Após a cirurgia plástica na boca é possível que a região apresente edemas e inchaço por alguns dias. Contudo, as atividades habituais podem ser retornadas após 3 dias.
As recomendações do pós operatório incluem alguns cuidados como os citados a seguir:
- Evitar realização de atividades físicas;
- Permitir que os pontos se dissolvem sozinhos ou realizar a remoção manual entre 7 a 14 dias de cicatrização;
- Usar compressas de solução fisiológica frias para aliviar os edemas;
- Evitar alterações bruscas de temperatura e exposição ao sol;
- Manter a alimentação normal;
- Em casos de inflamações, é recomendado o uso de anti-inflamatórios e antibióticos, conforme a prescrição do seu médico;
- Seguir todas as orientações médicas e realizar os retornos devidos conforme as indicações.
Vale lembrar que, como qualquer cirurgia, a redução labial também possui riscos, como infecções, hematomas e resultados inesperados. Dessa forma, o mais indicado é a procura de um cirurgião com uma vasta experiência na área e que seja devidamente referenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).