Entenda a importância da odontologia na primeira infância e cuide da saúde bucal dos pequenos
Os cuidados com a saúde bucal do bebê devem ser observados mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos. Dessa forma, a odontologia na primeira infância exerce um papel de suma importância.
Por isso, a odontologia na primeira infância não deve ser necessária apenas após o surgimento de queixas quanto à saúde dos dentes, mas deve fazer a parte do desenvolvimento dos estágios da saúde bucal dos pequenos.
Odontologia na primeira infância é a especialidade odontológica que dedica-se aos cuidados da saúde bucal das crianças de 0 a 6 anos, tratando da estrutura bucal em todas as fases do seu desenvolvimento.
Por Que é Importante Consultar um Odontopediatra Mesmo Antes do Nascimento dos Primeiros Dentes do Bebê?
Se você pensa que consultar o odontopediatra só é necessário após o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, está enganado.
Os pais devem buscar a orientação do odontopediatra muito antes disso, até mesmo antes do nascimento do bebê, momento chamado de pré-natal odontológico.
Isso porque a odontopediatria não cuida apenas dos dentes propriamente ditos, mas de toda a estrutura bucal do bebê e da criança.
E, até mesmo antes do seu nascimento, o profissional poderá fornecer várias dicas e orientações quanto à saúde bucal na primeira infância.
Mesmo antes do aparecimentos dos dentinhos, o odontopediatra poderá instruir os pais sobre:
- Uso correto da mamadeira;
- Uso correto da chupeta;
- Como usar a dedeira ou a gaze para limpar as gengivas do bebê;
- Aleitamento;
- Diagnóstico do freio lingual curto, que prejudica a amamentação;
- Sintomas do nascimento dos primeiros dentinhos;
Além de, é claro, avaliar a boquinha do bebê e conferir se está tudo certo com a sua saúde bucal.
Afinal, nessa fase, é muito comum algumas condições bucais, como o sapinho, decorrente do uso de chupetas e mamadeiras mal higienizadas.
E Depois que Surgem os Dentinhos?
Após a erupção dos primeiros dentes, o atendimento odontológico na primeira infância mostra-se ainda mais necessário, já que os cuidados bucais tendem a aumentar.
Além das orientação quando à saúde bucal, o odontopediatra também poderá instruir os pais quanto a uma alimentação adequada, de forma a evitar doenças orais.
Isso porque a primeira infância é o momento mais apropriada para criar bons hábitos alimentares. O profissional poderá orientar ainda quanto à:
- Escolha da escova de dentes corretar para cada idade;
- Escolha do creme dental ideal e quantidade correta a se usar durante a escovação;
- Maneira correta da utilização do fio dental na primeira infância;
- Manutenção da saúde, prevenção e controle de doenças orais através da odontologia preventiva.
O odontopediatra poderá ainda realizar limpezas dentais no consultório para evitar o acúmulo de placa bacteriana e cálculo dental, além do consequente aparecimento das cáries.
Ainda, manter consultas de rotina permitirá ao profissional analisar sempre a saúde bucal das crianças, a fim de evitar futuros problemas.
Consciente da importância da odontologia na primeira infância? Então procure agora mesmo um odontopediatra da sua confiança e mantenha a saúde bucal do seu filho em dia!