Kolynos era marca famosa e muito influente no mundo dos cremes dentais
Quando vamos ao supermercado procurando por um creme dental, nos deparamos com diversas marcas, não é mesmo? A Kolynos já esteve por entre essas prateleiras.
Você talvez conheça a Kolynos. Caso não tenha certeza ou o nome não seja muito familiar, que tal, Sorriso? Aposto que esse você já leu esse nome por aí!
Kolynos, criado nos Estados Unidos em 1908, foi uma empresa da área dos dentifrícios que ficou muito famosa aqui no Brasil, ganhando sua própria fábrica no país.
Porém, depois de um tempo, foi extinta e substituída pela marca recém criada e muito mais jovem, a Sorriso.
Como Surgiu a Kolynos?
Como já citamos anteriormente, a pasta de dente Kolynos surgiu nos EUA. No mesmo ano em que apareceu no mercado, um dentista, Neal Jenkins, lançou sua fórmula empregada em uma escala industrial.
Seu nome vem de uma origem latina. O significado é a partir da palavra collino, que significa então untar com, friccionar, esfregar.
Foi no ano de 1917 que esse produto chegou ao Brasil. Primeiramente, era apenas importado, porém com o sucesso que fez nas vendas, ganhou uma fábrica no país, se tornando oficialmente uma empresa brasileira de dentifrícios.
Com um slogan que dizia “limpa os dentes e a escovinha também”, a marca era muito tradicional. Dessa forma, sua embalagem era fiel as cores verde e amarelo, podendo ser mais apagadas ou vibrantes.
Em Que Momento a Kolynos Foi Vendida?
Foi no mês de setembro de 1997, que a compra da Kolynos aconteceu. A empresa americana Colgate-Palmolive, pagou 1,04 bilhão de dólares para que pudesse tê-la por todo o mundo.
US$ 760 milhões foram destinados ao mercado brasileiro e, foi aí então, que começou a mudar da água para o vinho toda a história da Kolynos.
Até esse momento, muito poderosa na área, a Colgate possuía cerca de 27% da empresa. Porém, a nova composição do mercado poderia ir totalmente contra o estabelecimento de uma competição saudável.
Passado um tempo, alguns problemas começaram a acontecer e, com um mandato do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, no Brasil, a Colgate-Palmolive não pode mais lida com a Kolynos durante quatro anos.
Foi nesse momento então que eles decidiram criar a Sorriso. Um novo creme dental para o mercado que, carregava sem nenhuma dúvida, o objetivo de uma substituição da anterior.
Era claro para todos que conheciam a Kolynos que, com seu desaparecimento, ela tinha de fato sido substituída pela Sorriso, com uma embalagem de caixinha azul.
Outro detalhe muito significativo, foi que a marca não perdeu clientes e consumidores. Imediatamente as vendas deslancharam e ficaram equivalentes as da anterior.
Por Que o Nome Kolynos Não Foi Mantido?
Você deve estar se perguntando: mas o que aconteceu com o creme dental Kolynos?
Bom, após terem se passado os quatro anos que deveriam esperar, assim que a Colgate-Palmolive se viu livre e autorizados a trazer a Kolynos de volta ao mercado, não o fez.
O que ocorreu foi que, apesar do nome antigo ser forte, e por anos, se manter na memória dos consumidores, era mais benéfico focar e fortalecer cada vez mais o produto que tinham desenvolvido.
Manter as duas? Não era uma opção por diversos motivos! Para os donos da marca, não valia a pena principalmente por ser uma estratégia muito cara.
Uma curiosidade é que, a sua fórmula e composição também não era a mesma da antiga.
Como Funcionava a Publicidade?
Depois que foi criada a primeira versão do creme dental Sorriso, todos os consumidores repararam muito na semelhança de embalagem e logotipo à Kolynos.
Um fator ainda muito curioso, foi com relação aos atores e atrizes. Eles eram os mesmos que atuavam, realizando assim certas campanhas para a marca.
Ou seja, a maioria já havia participado também de propagandas do produto anterior.
Dessa forma, foi nesse momento que os concorrentes começaram a reclamar. Por a nova marca está fazendo muito sucesso, qualquer oportunidade de criticá-los e causar uma queda no mercado, era fundamental.
Assim, quando esses cenários, críticas e denúncias aconteciam, o presidente da Kolynos, Roger Pratt, investiu cada vez mais em questão de mídia e promoções. Principalmente nos melhores pontos de venda de sua nova marca.
Foram 40 milhões de dólares investidos. Com o tempo, os valores investidos só aumentavam, praticamente quase que dobravam com o decorrer dos anos.
E a História do Creme Dental Sorriso?
Após o fim impropriamente anunciado e divulgado, muitas coisas e mudanças ocorreram com a Sorriso, além da vasta variedade de produtos que foram lançados.
Ficou curioso? Então continue lendo que preparamos uma linha do tempo para que você fique por dentro de toda essa história.
Ano de 1998
Com o primeiro creme dental, chamado de Sorriso Dentes Brancos, a marca deslanchou. Esse produto segue no portfólio deles até hoje. Porém, é claro, foi se atualizando, mas sempre buscando manter a qualidade.
A linha conhecida como Sorriso Fresh, contava com produtos que ofereciam muita refrescância. Com anos, também foi passando por adaptações e ganhando vários novos sabores diferente. Mas, sempre mantendo o frescor.
Ainda nesse ano, surgiu a linha Herbal. Essa tinha como objetivo trazer então sabores mais naturais, como:
- Menta
- Canela
- Camomila
- Eucalipto
- Hortelã
Ano de 2003
Agora juntas propostas anteriores, ainda batendo sempre na tecla do frescor, essa explosão resolveu se juntar com uma maior qualidade na proteção. Então, foi criada a versão Super Refrescante.
Ainda nessa mesma ideia, versões triplas, com adição de mais vitaminas e vários outros benefícios, muitas pastas novas foram criadas ao passar dos anos.
Ano de 2010
É nesse ano que surge uma das linhas da marca que também teve grande sucesso nas venda, a Whitening Explosion. A promessa desse novo produto era fornecer um clareamento dental em apenas 14 dias de uso.
Ano de 2012
Depois do sucesso absoluto dos últimos lançamentos ainda na linha do clareamento, foi lançada então a linha Sorriso Xtreme White. Com resultados mais eficazes, o tempo de tratamento ainda ficava em torno de duas semanas.
Com uma história muito interessante, a Kolynos foi uma inspiração para muitas empresas, da odontologia ou não, por conta de sua história cheia de obstáculos e superação.