Presente em diferentes elementos, acabou sendo substituída com o tempo por outro tipo de material
Muitas das substâncias, medicamentos e outras composições são extraídas das árvores e suas seivas. A guta percha é um exemplo! Mas você deve estar se perguntando: o que é a guta percha e qual sua relação com a odonto?
Sua relação na odontologia é com procedimentos que envolvem obturações. Desse modo, a guta percha sempre foi e, ainda é utilizada recorrentemente pelos cirurgiões-dentista.
Guta percha é um gênero de árvores Palaquium, da família Sapotaceae. Além disso, é ainda o nome que se da ao produto natural de látex, produzido a partir da seiva extraída dessas árvores.
Mais precisamente a partir de Palaquium Guta.
O que é Guta Percha?
É preciso ressaltar que o látex extraído da guta percha não é o mesmo que a borracha. Apesar de serem materiais parecidos, com cor e textura similares, a guta não tem a mesma elasticidade que a borracha.
Todo esse material é extraído das espécies Mimusops Balata e Mimusops Huberi. Ambas essas vegetações se encontram em Sumatra e nas Filipinas ou na floresta amazônica.
Uma curiosidade sobre essa substância é que ela vem de árvores relacionadas ao sapotizeiro. Essa é a vegetação da qual se extrai a resina usada nas tão conhecidas e adoradas gomas de mascar.
Como é Feita a Manipulação da Guta Percha?
No caso da odontologia, existe um passo a passo ao manipular esses materiais obturadores dos canais radiculares. Dessa forma, o que deve ser feito é:
- Preparar o canal radicular;
- Limpar e secar o canal e aplicar o selante na parede do canal radicular com pontas de papel;
- Selecionar a guta de acordo com as características do canal preparado;
- Irrigá-la com solução de NaOCl 5,25% para desinfecção;
- Inserir a guta no canal no comprimento;
- Inserir as gutas acessórias no canal com o auxílio do condensador;
- Confirmar se o preenchimento está completo através de um raio-x.
É importante lembrar que essa manipulação somente deve ser feita por pessoas especializadas na área odontológica, em local arejado e seco.
Quais os Diferentes Tipos?
Existem cinco variações de gutas que costumam ser utilizadas cada uma com sua devida funcionalidade e importância. São elas:
- Gutas acessórias
- Guta Percha para sistema manual
- Gutas para sistema reciprocante
- Guta Percha para sistema rotatório
- Solventes de gutas
Tirando os quatro primeiros itens, somente o último, o solvente, é um outro tipo de substância utilizada na remoção e certos tipos de preparação das gutas.
Relação com a Odontologia
O que envolve a relação entre a guta e a odontologia é o fato de que ela é muito utilizado em obturação e moldagens dentárias. Porém, seu uso diminuiu com o surgimento de plásticos e resinas sintéticas.
Além disso, ela também é usada durante terapia do canal radicular. Dessa forma, é o material que mais é escolhido para obturar ou preencher o espaço vazio dentro da raiz. Por isso, a guta percha para endodontia é tão eficaz.
Finalmente, saber utilizar de forma apropriada a guta percha permite com o que o canal seja selado muito bem, tornando-o impermeável à líquidos e bactérias.