Poucas pessoas sabem a importância da tartarectomia para a saúde bucal. Esse procedimento odontológico pode evitar o aparecimento de diversas doenças e ainda pode deixar os dentes com uma aparência mais polida.
Se interessou pelo procedimento de tartarectomia? Continue acompanhando para entender como funciona esse procedimento e sua importância.
A tartarectomia é o procedimento utilizado pelo dentista para remover o tártaro ou cálculo dentário e a placa bacteriana dos dentes. Esse processo é popularmente chamado de limpeza de dentes.
Qual a importância da tartarectomia?
O procedimento de tartarectomia é de suma importância para a saúde bucal, já que a placa bacteriana e o tártaro estão associados a doenças como gengivite e periodontite.
Problemas como o tártaro e a placa bacteriana são agravados pela má higienização bucal, todavia são problemas corriqueiros entre as pessoas.
O tártaro, especialmente, é um problema ainda mais resistente que a placa bacteriana, por exemplo, já que ele adere fortemente aos dentes. A simples higiene bucal cotidiana não é suficiente o remover.
A tartarectomia, então, mostra-se o principal procedimento capaz de combater o tártaro.
Alguns sintomas podem significar a presença da placa bacteriana e do tártaro:
- Mau hálito (halitose);
- Sensibilidade nos dentes;
- Sangramento na gengiva.
Como esse procedimento é realizado?
A tartarectomia é realizada em consultórios odontológicos e é capaz de promover uma limpeza dentária muito profunda.
No procedimento de destatarização, o dentista utiliza instrumentos específicos de uso profissional. A principal ferramenta utilizada nesse processo é o ultrassom.
O ultrassom utilizado tem como objetivo desunir o tártaro dos dentes, tornando, assim, sua remoção mais fácil.
Outro instrumento utilizado no procedimento é a cureta, utensílio que ajuda na limpeza da placa bacteriana e do tártaro.
Quando identificado a presença de tártaro infragengival (que adere a raiz do dente), o dentista realiza uma raspagem nos dentes para a remoção.
Além disso, faz um alisamento radicular para alinhar as áreas irregulares do dente, impossibilitando que o tártaro volte a aderir facilmente.
Em seguida, o dentista pode realizar o polimento dentário, responsável pelo polimento do esmalte dentário e pela remoção de manchas.
Uma limpeza dos dentes completa inclui ainda lavagem dos dentes com água pressurizada e um jato de bicarbonato de sódio, esse procedimento promove uma limpeza mais profunda, removendo a placa bacteriana.
Além disso, é possível que o dentista realize uma escovação profissional – com uma escova elétrica – e faça aplicação de flúor, responsável pelo fortalecimento e prevenção de doenças.
A tartarectomia dói?
Não. A tartarectomia é indolor, não prejudica o esmalte dos dentes ou a gengiva. No entanto, algumas pessoas com sensibilidade dentária podem sentir certo incômodo durante o procedimento.
Em outros casos, nos quais a pessoa apresenta inflamação gengival, é possível que o incômodo seja ainda maior. Assim, o dentista pode fazer uso de uma anestesia tópica, comumente em forma de pasta, nas regiões mais propensas à dor.
Quanto custa esse procedimento?
O preço da tartarectomia é equivalente aos preços de outros procedimentos odontológicos comuns.
A higienização bucal é sempre o melhor método para evitar o tártaro e a placa bacteriana.
As consultas odontológicas de rotina são importantes para identificar e evitar o seu aparecimento. Por isso, se você precisa de uma tartarectomia, consulte imediatamente seu dentista.