Confira aqui como a alergia a titânio pode impactar nos tratamentos odontológicos
Alguns procedimentos odontológicos utilizam materiais feitos com titânio. No entanto, não é incomum que pacientes apresentem alergia a titânio. Nesses casos, é necessário encontrar alternativas.
Nem sempre é possível prever a alergia a titânio antes das consulta. Mas, aqueles que sabem, devem alertar logo no primeiro encontro com o dentista sobre a condição.
Alergia a titânio é uma reação do nosso organismo. Ela se manifesta quando nosso corpo entra em contato com o metal e atingimos um estado de hipersensibilidade.
Se você ficou interessado pelo assunto, então fique ligado neste artigo! Vamos tirar todas as suas dúvidas e mostrar curiosidades sobre a alergia a titânio na área da odontologia. Vamos começar?
Titânio na Odontologia
O titânio é um material metálico utilizado em ampla escala na área da odontologia. Ele pode ser usado durante a produção de implantes, próteses e pinos, por exemplo.
Os pinos de titânio surgiram para fixar os substitutos dos dentes na boca do paciente. Seria necessário um material leve, que ao mesmo tempo fosse forte e resistente.
O implante dentário, por sua vez, também pode ser confeccionado com o titânio. Os implantes são materiais que são fixados ao osso maxilar ou mandibular.
A prótese dentária é usada para substituir dentes ausentes. Apesar das próteses não serem iguais aos dentes originais, as próteses mais atuais oferecem uma aparência natural e conforto para os pacientes que as suam.
As próteses podem ser:
- Prótese total removível;
- Prótese parcial removível (PPR Roach);
- Prótese fixa; e
- Prótese flexível.
Como o Profissional Deve Proceder?
Quando o paciente apresenta alergia ao material do titânio, o profissional deve procurar por materiais e tratamentos alternativos.
Dessa forma, o cirurgião-dentista pode buscar por materiais como fibra de carbono, fibra de vidro, fibra de quartzo, cerâmica, porcelana e, inclusive, outros tipos de metais.
Por exemplo, quando o paciente apresenta alergia ao material da prótese, que seria o titânio, o profissional busca outros tipos de materiais.
O mais importante é que o paciente esteja seguro!
O Que Devo Fazer se Tiver Alergia a Titânio?
O primeiro passo é ter certeza de que o profissional irá fazer a anamnese, que é uma série de perguntas. Assim, ele consegue identificar se o paciente tem algum histórico de reações alérgicas. Algumas perguntas comuns são:
- Qual o seu histórico familiar?
- Você usa algum medicamento?
- Você tem histórico de alguma reação alérgica a titânio?
- Já fez algum exame para testar alergias?
Caso o paciente não saiba informar se já teve alguma reação alérgica ou já teve, não sabe a qual a causa de origem, o profissional precisa pedir exames específicos. Assim, ele encaminha o paciente para um alergista ou infectologista.
É apenas depois que o resultado chega, que é indicado prosseguir com os tratamentos e uso de materiais mais adequados.
Pronto! Agora que você já conhece mais sobre o assunto, marque uma consulta com o profissional de confiança. Dessa forma, você conhece mais sobre o que fazer quando se tem alergia a titânio.