PACIENTES

Quebrei o dente, e agora? Saiba o que fazer nessa situação!

Quebrei o dente, e agora? Saiba o que fazer nessa situação!

Entenda como proceder quando lesionar um ou mais dentes de sua boca

Você está praticando uma atividade física ou andando tranquilamente e sofre um acidente. O impacto danifica seriamente a integridade dos seus dentes. Com isso, a pergunta que ronda a sua mente é: quebrei o dente, e agora?

Muitas pessoas não sabem o que fazer nesse tipo de situação. Mas calma, nós vamos te ajudar a resolver esse problema. Aqui você irá entender tudo o que é necessário para responder a pergunta: quebrei o dente, e agora?

Quais são as consequências de um dente quebrado? Isso varia de caso para caso. Este tipo de acidente pode acontecer com qualquer pessoa e por isso é ideal que você saiba como proceder nessa situação.

Quebrei o Dente, e Agora?

Um dente quebrado pode ser causado por uma variedade imensa de fatores, como uma queda, cárie muito profunda, um acidente e outros diversos problemas relacionados a nossa saúde bucal.

Até mesmo alguns hábitos parafuncionais, como o bruxismo ou a mania de morder canetas e lápis, podem desencadear este sério problema.

Por isso, não é possível determinar uma maneira exata de se tratar o dente fraturado. Antes de qualquer coisa, é necessária a realização de uma avaliação minuciosa do dentista encarregado.

Mas existem técnicas que podem ser efetuadas pelo próprio paciente até que ele encontre o cirurgião-dentista. O ideal é que você realize uma compressa com gelo na região lesionada. Isso auxilia na redução do inchaço.

Em alguns casos pode existir sangramento. Assim, você pode tentar estancá-lo com um pedaço de gaze molhado, de preferência com água fria.

Além disso, caso você note que seu dente quebrou, não é recomendado que você fique mexendo ou passa uma escova no local. Até mesmo realizar um bochecho pode piorar a sua situação.

Portanto, deixe que o dentista faça todo o trabalho.

Caso a quebra tenha separado algum fragmento de dente, o ideal é guardá-lo em um recipiente adequado. O mais indicado é um copo com água morna ou soro fisiológico.

O ideal é não fazer nada além disso. Você apenas deve se direcionar ao dentista, visando obter uma análise detalhada de sua situação para obter o melhor tratamento possível.

Qual é o Tratamento Para Dente Quebrado?

Como já dissemos, o tratamento depende bastante da maneira como o dente foi quebrado. Assim, existem diferentes técnicas para recuperar a estrutura danificada.

O tratamento depende da profundidade e gravidade da lesão e deve ser escolhido pelo dentista.

Entre as principais maneiras de tratar o problema, podemos destacar:

  • Colagem do fragmento ou restauração;
  • Reconstrução com resina: é possível recolocar o dente que caiu através de uma pequena reconstrução utilizando resina;
  • Remoção de bordas: é feito quando apenas um pequeno fragmento do dente foi perdido. O procedimento consiste no desgaste das bordas do dente;
  • Tratamento de canal: é necessário quando a fratura atinge a coroa do dente. É seguido pela colocação de uma prótese ou pela reconstrução coronária;
  • Prótese: para casos quando a coroa é completamente ou majoritariamente afetada pelo trauma;
  • Extração do dente: quando a quebra do dente acontece por baixo da linha óssea. Após a extração, normalmente um implante é posicionado no local do dente quebrado.

Agora você já sabe tudo sobre o assunto e a dúvida “quebrei um dente, e agora?” não irá mais te assombrar. Lembre-se, ao sentir qualquer dor ou notar alguma anormalidade, o ideal é consultar o seu dentista de confiança.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também