Entenda como os selantes são utilizados em procedimentos endodônticos
Uma das etapas mais importantes do tratamento endodôntico consiste na remoção das consistências microbianas no interior dos canais radiculares. Nesse processo, a utilização de seladores coronários temporários é fundamental.
Isso porque geralmente o tratamento endodôntico é efetuado em mais de uma consulta. Assim, não seria possível realizar um procedimento seguro sem a utilização dos seladores coronários temporários.
Seladores coronários temporários são componentes responsáveis por selar a abertura coronária durante tratamentos endodônticos, visando evitar a sua contaminação.
Sobre o Preparo Radicular e os Seladores Coronários Temporários
O preparo dos canais radiculares envolve todas as técnicas que visam proporcionar a limpeza e escultura-modelagem do sistema de canais radiculares e de sua obturação.
O objetivo é prevenir o desenvolvimento de possíveis periapicopatias. A modalidade, também conhecida como instrumentação ou microcirurgia interna, possui como principais objetivos:
- A remoção da infecção ou da polpa inflamada da estrutura dentária;
- A obtenção de um espaço adequado para a realização da obturação.
Essa fase microcirúrgica é realizada por meio de instrumentos endodônticos específicos e de soluções químicas auxiliares.
Como o seu principal objetivo é a remoção da infecção e de bactérias nocivas, durante essa fase da endodontia a utilização do selante dental é indispensável.
Isso porque, como já dissemos, o tratamento endodôntico geralmente é realizado em mais de uma visita ao dentista. Assim, caso a região fique desprotegida entre uma consulta e outra, pode estar sujeita a novas infecções.
Estudiosos apontam, inclusive, que o selador temporário é tão importante quanto os seladores apicais durante um procedimento endodôntico.
Como é Feita a Preparação dos Canais Radiculares?
A técnica é realizada por meio de dois fundamentos principais: a instrumentação e administração de soluções químicas que atuam no canal dentário do paciente.
A instrumentação é um processo mecânico. Ela visa, por meios de instrumentos, remover detritos, dar forma, esculpir e alisar as paredes dentinárias do canal radicular.
Já as soluções químicas atuam no canal. Desse modo, elas agem durante o preparo sobre os restos necróticos e microrganismos, matérias orgânicas e inorgânicas, somando efeitos na desinfecção do campo em questão.
É após este procedimento que os seladores temporários entram em ação, protegendo o espaço que foi higienizado pelas soluções químicas.
Existem ainda 4 técnicas que podem ser utilizadas para a realização do preparo do canal radicular. A mais adequada deve ser escolhida pelo dentista. São elas:
- Técnica Telescópica;
- Técnica de Oregon ou Cérvico-apical;
- Técnica de Long Beach;
- Técnica de Deus.
Qual Material Pode Ser Utilizado Como Seladores Coronários Temporários?
A grande verdade é que o material do selador coronário a ser utilizado deve ser escolhido pelo dentista, de acordo com cada situação.
O ideal é que ele avalie cautelosamente a cavidade oral de seu paciente, avaliando o melhor material para a ocasião. Também é muito importante que o elemento em questão seja extremamente biocompatível com o organismo.
Além disso, é fundamental observar se o paciente não é alérgico a nenhum componente do material utilizado no procedimento.
Assim, o único fato certeiro é que os seladores coronários temporários auxiliam a dentição dos pacientes a permanecer saudáveis durante um procedimento endodôntico.