As dores podem tirar o apetite e afetar o humor dos pequenos
Seu filho reclamou de dor na boca? Não tira a mão da boca e ficou mais irritadiço? Esses são alguns dos sinais de dor de dente em criança.
A dor de dente em criança pode ser estressante e acabar com o dia dos pequenos. Por isso, preparamos um guia completo de como lidar com esse problema.
Há diversos fatores para dor de dente em criança. Há várias doenças e situações que pode levar as dores, mas, por sorte, há métodos para lidar com o desconforto.
Como identificar?
Se seu filho ainda não fala ou não consegue se expressar completamente pela fala, você deve ficar atento aos indícios. As crianças costumam enviar sinais e, na dúvida, é melhor procurar um profissional.
Os sinais mais comuns da dor de dente infantil são:
- Choro constante ou mudança de comportamento;
- Excesso de salivação;
- Inchaço na gengiva;
- Perda de apetite ou reclamações ao mastigar;
- Evita escovar os dentes e/ou reclama de dor quando o faz;
- Febre.
O que pode ser?
Infelizmente, os pequenos são sensíveis a diversos tipos de doenças bucais. A única pessoa que poderá identificar o problema é um odontopediatra, o dentista especialista em cuidados infantis.
Reunimos uma lista de problemas mais comuns entre as crianças.
Cárie infantil
Um mal que atinge a maioria das crianças do mundo todo. É fácil de ser evitada e, sem tratamento, pode levar a extração dos dentes.
Sensibilidade nos dentes
Um problema que também é muito comum em adultos e não costuma demonstrar sinais visíveis. Repare se seu filho reclama mais ao consumir coisas quente ou frias. Doces também causam dor nos dentes sensíveis!
Bruxismo infantil
A pressão constante nos dentes pode levar a desgastes, trincos e outras doenças. O bruxismo causa dores intensas e deve ser tratado com atenção.
Crescimento de um novo dente
Sejam os dentes de leite ou os dentes permanentes, seu nascimento sempre causa dores e desconfortos. O processo é normal e pode ser amenizado com pomadas e outros tratamentos recomendados pelo odontopediatra.
Problemas na gengiva
Quando nos deparamos com problemas na boca, nosso primeiro pensamento sempre são os dentinhos. Infelizmente, a gengiva também pode ser uma fonte de dor se infectada.
Como lidar com a dor de dente?
Ver seu filho chorando é um pouco desesperador. No entanto, você precisa manter a calma. O choro e a mudança de comportamento estão além do controle dele, que ainda não aprendeu a lidar com a dor.
Por isso, a primeira dica é: paciência! Os problemas na saúde bucal infantil nem sempre se resolvem no mesmo dia.
Você pode enfrentar mais de uma “birra” nas refeições e ter um pequeno mal humorado até ser identificada a raiz do problema e se iniciar um tratamento.
A segunda dica é investir em alimentos e bebidas que ajudem a anestesiar a área. Bebidas geladas e sorvetes podem ser uma boa alternativa se você identificar inchaço na gengiva, por exemplo.
O apelo do gelado também pode ser um fator que ajude na colaboração do pequeno.
A terceira dica é: não demore para procurar ajuda profissional! Seu filho deve se consultar com um odontopediatra desde os 6 meses de idade.
Ou seja, você já deve ter um profissional de confiança que não vai hesitar em te dar todo suporte necessário. Um diagnóstico rápido pode salvar o dente do seu filho!
Como prevenir todas essas doenças?
A verdade é que toda doença tem cuidados específicos para serem tomados. No entanto, quando falamos de saúde bucal, há uma dica poderosa que serve para todos os casos.
É claro que estamos falando sobre a higiene bucal. Uma boa escavação, o uso de fio dental e não dormir sem escovar os dentes já preveni a maior parte das patologias.
Transformar a higienização dos dentes em um hábito é a principal ferramenta na hora cuidar da saúde bucal infantil.
A dor de dente em criança pode ser difícil, mas há tratamento. É essencial que você procure um odontopediatra e não ignore os sinais do seu filho. Lembre-se: o odontopediatra é o melhor amigo do sorriso do seu filho!