O sorriso gengival pode afetar a simetria e a harmonia do sorriso
Para manter a saúde bucal, precisamos dar atenção aos dentes e também à gengiva. Ela tem papel fundamental e dá sustentação aos nossos dentes. Mas algumas pessoas se sentem incomodadas por conta do sorriso gengival.
Quando sorrimos, é comum aparecer uma parcela da nossa gengiva. No entanto, em algumas pessoas, a exposição é maior. Graças ao avanço da medicina odontológica, o sorriso gengival pode ser corrigido de diversas maneiras.
Sorriso gengival é o nome dado à exposição acentuada da gengiva da arcada superior, que fica à mostra quando a pessoa sorri. Essa disfunção não causa prejuízos para a saúde, mas interfere diretamente na estética e desarmoniza o sorriso.
Causas do sorriso gengival
O sorriso gengival possui várias causas. Veja quais:
- Lábio superior curto;
- Lábio superior com grande atividade muscular: quando sorrimos, ele pode retrair mais que o normal, deixando a gengiva mais aparente;
- Ossos verticais da maxila que se desenvolvem mais que o normal;
- Fatores genéticos.
Tratamentos para o Sorriso Gengival
Existem alguns métodos para fazer a correção do sorriso gengival.
Alguns deles são cirúrgicos, o que significa que o reparo é permanente. Outros são por métodos momentâneos, que necessitam de retoques de tempos em tempos.
Gengivectomia
A gengivectomia requer a aplicação de anestesia local, que dura de 30 minutos a 2 horas. O tempo da cirurgia gengival vai depender da situação e do tamanho da porção a ser retirada.
Normalmente, são removidos de 1 a 2 milímetros do tecido gengival. Existe também um tipo mais complexo de gengivectomia, que vai além da simples correção do tamanho da gengiva.
Essa técnica, chamada de incisão em bisel verdadeiro, também tem como objetivo diminuir a espessura o tecido gengival.
Gengivoplastia
Apesar de ser uma cirurgia plástica em uma região sensível e delicada do corpo, a gengivoplastia é um procedimento bem simples.
A única dor ou incômodo sentido pelo paciente será durante a aplicação da anestesia local, que possui uma duração média de 30 minutos.
Logo após, o cirurgião retira o excesso de gengiva com um bisturi ou laser e, caso necessário, corrige outras imperfeições, deslocando a gengiva de acordo com o objetivo inicial da cirurgia.
A cicatrização da cirurgia dura em média duas semanas, a operação não deixa nenhuma cicatriz ou sequela e não são necessários pontos.
Botox
Além das propriedades para fins estéticos, a toxina botulínica também pode ser um método de reparação.
O dentista aplica a toxina nos músculos responsáveis pela elevação do lábio. Portanto, no momento em que o paciente sorri, a área que a gengiva aparece diminui.
Vale lembrar que o botox para sorriso gengival é reversível. Passando o tempo de ação, que dura em média de três a seis meses, o sorriso voltará a ser o mesmo de antes, ou seja, não é permanente como uma cirurgia.
Dessa forma, caso o paciente não tenha gostado do resultado, o sorriso voltará a tomar o formato original. O custo varia de R$ 1,4 mil a R$ 2 mil.
Reposicionamento labial
Se for diagnosticado que a causa é a posição labial, a cirurgia faz um reposicionamento da parte interna do lábio superior, aproximando-o mais do inferior.
Dessa forma, é possível que o lábio não suba novamente além da conta. O processo resume-se em fazer uma cisão na parte mais interna do lábio superior e, em seguida, uma sutura mais próxima aos dentes.
O tempo de recuperação deste método para melhorar o sorriso gengival é de 5 dias. É recomendado que o paciente repouse durante esse período.