Apesar do alto teor calórico, é um ótimo aliado no funcionamento do organismo e na prevenção de câncer bucal
Consumido de diferentes formas, o abacate está presente na alimentação de muita gente. Fruta, vitamina ou na salada, esse alimento atendente todos os gostos.
Ajudando ainda no combate ao colesterol e minimizando o risco cardíaco, o abacate é um poderoso aliado contra as doenças cardiovasculares. Além disso, também auxilia na manutenção da saúde bucal.
Abacate é um fruto da família lauraceae, nativo do México e da América do Sul. É extensamente cultivado em regiões tropicais e subtropicais, uma vez que o clima e solo desses locais são os mais benéficos para ele.
Que tal conhecer todos os benefícios do abacate para a saúde do corpo e também sua relação com a odontologia?
Quais os benefícios do abacate?
Por muito tempo, a fama dessa fruta não era das melhores. Na verdade, era considerada um inimigo da alimentação, principalmente daqueles que estão querendo perder alguns quilo. Isso porque o abacate é calórico e gorduroso.
Porém, já é possível identificar que suas gorduras, mesmo sendo de alto teor calórico, são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, podendo prevenir doenças cardíacas e até mesmo o câncer.
Dessa forma, na sua composição nutricional os principais componentes e que mais aparecem são:
- Cálcio
- Potássio
- Vitamina C
- Fósforo
- Manganês
- Magnésio
- Lipídios
- Ferro
- Cobre
- Zinco
- Vitamina E
- Vitamina A
O abacate pode agir ainda como um anti-inflamatório natural e até mesmo como um anti envelhecimento. Além de reduzir os níveis de glicose no sangue, diminuindo o estresse.
A ação anti-inflamatória que o consumo do abacate oferece é graças à alta quantidade de vitamina E, presente no fruto.
Outra substância de extrema importância que é encontrada na fruta é o beta sitosterol. Ele é o maior responsável no controle do hormônio do estresse, o cortisol.
Além disso, ajuda ainda a manter a hidratação adequada da pele e dos cabelos. Inclusive, muitas máscaras caseiras são feitas a partir do seu uso.
Recomendações para o consumo de abacate
Algumas dicas e informações que você provavelmente não sabia sobre esse fruto irão auxiliar a consumi-lo da forma mais adequada possível. Vamos lá:
- Os alérgicos ao látex devem consultar um médico antes de consumi-lo, pois há o risco de reações alérgicas também à fruta;
- Enquanto ainda estiver verde deve ser mantido à temperatura ambiente. Para acelerar o amadurecimento, pode ser colocado em um saco ou embrulhado em algum tipo de papel, como um saco de pão, por exemplo;
- O sinal de que já amadureceu e está no momento certo para comer, é quando a casca ficar com uma coloração mais escura e estar macio ao ser pressionado;
- Frutas maduras devem ser mantidas na geladeira. Caso já esteja cortado, uma boa opção é armazená-lo em um recipiente fechado e pingar algumas gotas de vinagre ou limão. O objetivo é evitar a oxidação da polpa;
- Ao adicionar o abacate no preparo de pratos quentes, é recomendado que ele seja preparado com a menor temperatura e menor tempo possível. Evitando então danos da alta temperatura aos ácidos graxos saudáveis;
- Caso o alto teor de gordura te preocupe, de forma geral, os abacates menores tendem a ser mais ricos em gordura do que os maiores, por isso essa pode ser uma boa saída.
E qual a relação do abacate com saúde bucal?
Já foi observado que entre os nutrientes retirados do abacate, alguns podem atacar certas células de câncer bucal e evitar que outras células pré-cancerosas desenvolvam o câncer de boca.
Portanto, podemos considerar que o abacate é um aliado na prevenção de câncer de boca. No geral, existe uma relação entre o consumo de frutas e vegetais e o risco reduzido de vários tipos de câncer.
Esse efeito é atribuído aos altos níveis de fito-nutrientes e fitoquímicos encontrados nas frutas e vegetais de cores escuras. E então, vamos incluir mais abacate na sua rotina de alimentação diária?