Envolvendo diversos tipos de técnicas, é muito utilizada para proporcionar bem-estar aos pacientes
Muitas pessoas procuram por massagens para resolver pequenas dores e desconfortos do dia a dia. Desse modo, elas optam pela massoterapia e deixam os medicamentos analgésicos de lado.
Auxiliando no combate, principalmente das dores musculares, a massoterapia possui efeitos que vão muito além de uma reabilitação. E tem indicações, inclusive, para problemas odontológicos.
Massoterapia consiste basicamente em um tratamento terapêutico com diferentes tipos e técnicas de massagens aliviando dores corporais.
Esse é um termo mais moderno e indica que o profissional utiliza mais de uma técnica de massagem durante suas sessões. Portanto, o massagista é aquele que usa apenas um tipo de massagem. Já o massoterapeuta inclui diferentes técnicas no tratamento.
Principais Objetivos da Massoterapia
Além de consistir em um conjunto de manobras que proporcionam alívio aos pacientes, é ainda uma técnica com diversos fins, como por exemplo, diminuição do estresse.
Dessa forma, seu principal objetivo esta sobretudo visando o bem-estar do cliente, uma vez que engloba saúde e qualidade de vida de uma forma geral.
Ou seja, é efetiva e pode ser usada tanto para fins estéticos, quanto para terapias. Assim, seus principais efeitos benéficos são:
- Alívio do estresse;
- Alívio de dores e tensões;
- Relaxamento muscular;
- Liberação de toxinas pela corrente sanguínea;
- Ajuda a combater a celulite e a gordura localizada;
- Aumento da flexibilidade;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Proporciona uma sensação de bem-estar;
- Reduzir odores;
Desde o relaxamento até melhora de humor e o auxílio em algum tratamento médico, os benefícios são diversos.
A massagem dá uma maior potência ao sistema imunológico, trata ainda alguns níveis de depressão. Para fins estéticos, tem sido muito procurada no tão sonhado combate às celulites e gorduras localizadas.
Isso ocorre devido às manobras que são feitas durante os procedimento, pois estas auxiliam na estimulação da circulação linfática e sanguínea, aumento do metabolismo local e eliminação de toxinas.
Em quais casos a Massoterapia é indicada?
Não há restrições quanto às indicações de tratamento por meio da massoterapia. Porém, o que existe são alguns casos em que ela pode ser mais efetiva e recomendada.
Pessoas hipertensas e cardíacas, por exemplo, podem sem problemas fazer a massagem. No entanto, sempre com cuidados e precauções.
Gestantes também estão autorizadas a realizar o procedimento exceto no abdômen. De qualquer forma, o ideal é sempre pedir autorização do seu médico.
O mais importante é sempre buscar por um profissional sério e capacitado que possa indicar se é ou não necessário algum cuidado especial durante a sessão.
Além disso, ele pode se disponibilizar e sanar todas as dúvidas em relação às técnicas de massagem.
Como é aplicada a Massoterapia na Odontologia?
Não existem estudos que comprovem a eficácia da massoterapia por si só em tratamentos odontológicos e em pacientes com disfunções.
Apesar de não ter seu nome original utilizado, é comum observarmos movimentos característicos da massoterapia para tratamento da DTM.
Em muitos casos, como por exemplo o bruxismo, é ocasionada uma dor na mandíbula. Dessa forma, é possível realizar alguns tipos mais básicos de alongamentos.
Porém, massagens mais complexas devem ser executadas por um profissional capacitado. A massoterapia para DTM tem uma relação com seus movimentos, por exemplo, os de amassamento e deslizamentos.
É importante ressaltar novamente, que não é garantido que o tratamento será completamente efetivo apenas a partir da realização da massoterapia. Por isso, converse com seu dentista e saiba como esse técnica pode ajudar.