Confira aqui as influências da rinite na área da odontologia
Uma das doenças mais comuns que existem é a rinite. Facilmente você irá encontrar alguém que sofra com ela. Por isso, você sabe que os sintomas incomodam e atrapalham o dia a dia.
Mas você sabia que a rinite pode afetar as características orofaciais? Pois é, ela causa algumas alterações na face e na boca. Mas, afinal, o que é a rinite?
A rinite é a doença que tem como característica a inflamação da mucosa da cavidade nasal e dos seios da face.
Neste artigo, vamos tirar todas suas dúvidas e suas curiosidades sobre a rinite e odontologia. Vamos começar?
Sintomas mais comuns da Rinite
Os sintomas variam de pessoa para pessoa. No entanto, os mais comuns são:
- Coceira;
- Olhos vermelhos;
- Obstrução nasal;
- Coriza;
- Espirros;
- Alterações no olfato.
Como é feito o diagnóstico da Rinite?
Normalmente, os pacientes, assim que observam os sintomas, vão até o otorrinolaringologista, alergista ou imunologista para o diagnóstico da doença. Mas como o diagnóstico é feito?
Há algumas etapas para conseguir o resultado conclusivo. O primeiro exame a ser feito é o clínico, que é dividido em anamnese e em exame físico. Na anamnese, por exemplo, o profissional entende sobre o histórico médico do paciente e também sobre os sintomas.
Como exames complementares, o profissional pode pedir por exames de imagem ou laboratoriais.
Melhores tratamentos para a disfunção
Após a confirmação do diagnóstico da doença, os profissionais podem começar a planejar o tratamento. Na maior parte dos casos, eles receitam medicamentos.
Importante: você deve ter o protocolo medicamentoso para conseguir o remédio na farmácia. Dessa forma, o profissional consegue controlar a dose e você tem uma orientação correta de como o tratamento com o remédio deve acontecer.
Fora isso, é indicado que o paciente faça lavagens nasais.
Qual a relação da Rinite com a odontologia?
Agora que já conhecemos mais sobre a doença inflamatória, vamos descobrir sobre a relação com a área da odontologia.
Bom, quando o paciente manifesta a doença, é comum que ele comece a respirar pela boca. Isso porque o nariz fica prejudicado por causa da inflamação. Por essa razão, a respiração bucal não exerce nenhuma pressão sobre o palato. Com isso, o palato fica mais profundo e isso desencadeia as mudanças orofaciais.
As principais alterações orofaciais causadas pela rinite são:
- Apinhamento dentário: uma das formas mais comuns de desalinhamento dos dentes. Dentes apinhados são aqueles que nascem tortos e sobrepostos um sobre o outro. Além de representarem um inconveniente estético, esses dentes também podem estar por trás de diversos problemas para a saúde bucal;
- Bruxismo: ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica.
Nos casos da manifestação dessas alterações, o paciente precisa ter o tratamento interdisciplinar. Isso porque, além do médico para tratar a rinite, o paciente precisará do ortodontista para corrigir as alterações.
Por isso, o paciente usará aparelho ortodôntico para corrigir os dentes apinhados. Já nas situações de bruxismo, utilizará placa de proteção e fará exercícios de relaxamentos.
Com o tratamento interdisciplinar, o paciente consegue o tratamento mais eficaz para tratar a rinite.