Política Nacional de Saúde Bucal foi lançada pelo Ministério da Saúde
A saúde bucal é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. E a promoção da mesma, por programas como a Política Nacional de Saúde Bucal, é fundamental para o bem-estar do brasileiro.
Conheça mais sobre a Política Nacional de Saúde Bucal e como ocorre a sua atuação.
A Política Nacional de Saúde Bucal foi lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. Ela visa promover a saúde oral do povo brasileiro!
Também conhecido como Programa Brasil Sorridente, ele estabelece uma série de medidas. Elas garantem a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.
Dessa maneira, entre as medidas se destaca a Atenção Especializada. Ela conta com ações como a promoção dos Centros de Especialidades Odontológicas, os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias e a Assistência Hospitalar.
Centros de Especialidades Odontológicas (CEO):
Os Centros de Especialidades Odontológicas são estabelecimentos de saúde participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.
Elas podem ser classificadas como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade e oferecem à população serviços como:
- Diagnóstico bucal, como o diagnóstico e detecção do câncer de boca;
- Endodontia;
- Cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;
- Periodontia especializada;
- Atendimento a portadores de necessidades especiais.
Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD):
Os laboratórios regionais de próteses dentárias são financiados pelo Ministério da Saúde. Além disso, esses estabelecimentos são fundamentais para a saúde bucal do brasileiro.
Isso porque eles realizam o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível, prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.
Desse modo, é possibilitada a recuperação da função oral e estética da cavidade bucal de diversas pessoas.
Qualquer município com base populacional pode ter o LRPD. Não há restrição quanto sua natureza jurídica. Isso significa que a Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde pode optar entre um estabelecimento próprio (público) ou pela contratação da prestação do serviço (privado).
Assistência Hospitalar:
A Assistência Hospitalar possibilita cirurgias odontológicas em hospitais públicos, sendo a necessidade de internação definida apenas pelo dentista.
Ainda, o projeto conta com a a dedicação dos profissionais da odontologia nos cuidados de pacientes oncológicos e com necessidades especiais.
Importância da saúde bucal
Mas, afinal, por que o programa de saúde bucal brasileiro representa um grande avanço social? Durante muito tempo, a área da odontologia esteve fora do alcance de boa parte da população brasileira.
Isso porque ela foi mantida fora das políticas de saúde pública! Desse modo, era frequente ver a extração dentária como solução única para todo e qualquer problema odontológico.
Contudo, a falta de cuidados com a saúde bucal não é apenas um risco para os dentes e gengivas, e sim para o corpo como um todo.
Assim, deixar a saúde bucal de lado proporciona a proliferação de fungos e bactérias. Esses microrganismos nocivos, por sua vez, podem acabar atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças graves.
Diversas doenças mais sérias podem ser causadas por infecções que começam na boca, afetando todo o organismo humano, e órgãos como o pulmão ou até mesmo o coração.
É por isso que a Política Nacional de Saúde Bucal eleva a qualidade de vida da população e muda a realidade de muitas pessoas.