DENTISTAS

Xantoma Verruciforme afeta gengiva e outras áreas da boca

Xantoma Verruciforme afeta gengiva e outras áreas da boca

Descubra quais são as características dessa doença e como é seu tratamento

Você já ouviu falar sobre o xantoma verruciforme? Trata-se de uma anomalia bastante rara que pode se desenvolver em mais de uma região de nosso corpo.

O xantoma verruciforme, apesar do nome complicado, geralmente não representa muito perigo ao paciente e costuma ser indolor.

Xantoma verruciforme é uma lesão reativa, inflamatória e não tumoral. Ela proporciona a hiperplasia do epitélio, com um característico acúmulo de histiócitos repletos de lipídios.

Características do Xantoma Verruciforme

A doença é primariamente bucal, afetando principalmente a mucosa oral. Entretanto, pode afetar a pele e também causar lesões genitais.

Sua causa ainda é desconhecida, mas muitos acreditam que a lesão represente uma reação incomum ou resposta imune a um dano ou trauma epitelial.

Isso porque já foram reportados diversos casos de xantoma verruciforme desenvolvidos a partir de um epitélio alterado.

Histologicamente, a lesão é similar a outros xantomas dérmicos, mas diferente da maioria deles, não está associada à diabetes ou hiperlipidemia.

Quanto a suas características clínicas, é possível dizer que o xantoma é visto em leucodermas, de 40 a 70 anos de idade, com leve predileção pelo sexo masculino.

Segundos estudos, aproximadamente metade das lesões orais se desenvolve na região das gengivas e mucosa alveolar. Entretanto, qualquer localização oral pode ser acometida.

A lesão aparece como um nódulo levemente elevado, séssil, bem delimitado, de consistência amolecida, branca, amarela ou vermelha.

Raramente esse tipo de lesão é achatado ou sem projeções superficiais. Podem ocorrer lesões múltiplas. Entretanto, nenhuma delas possui tamanho maior que 4 centímetros.

Além disso, é importante dizer que, clinicamente, o xantoma pode ser confundido com o papiloma, condiloma acuminado ou carcinoma inicial. Apenas um profissional qualificado saberá como diferenciar as anomalias.

A histopatologia do xantoma verruciforme demonstra epitélio com acantose e papilífero recoberto com uma camada espessa de paraqueratina.

A estrutura da lesão é plana e levemente elevada, com superfície papilomatosa ou verrucosa, composta por um aglomerado de células epiteliais paraqueratinizadas.

Na área da lesão, criptas epiteliais alternam-se com extensões papilares. Ainda na região, cristas epiteliais alongadas estendem-se para a lâmina própria em profundidade alongada.

A lesão é extremamente notável, entretanto o componente epitelial permanece normal, sem evidências claras de displasia ou atipia.

Devido à presença do xantoma verruciforme são encontradas numerosas células espumosas ou xantomatosas na lâmina própria ou nas papilas do tecido conjuntivo.

Estas células possuem como principal característica apresentar um citoplasma granular ou flocoso, que pode conter grânulos de ácido periódico de Schiff positivos e muito resistentes à diástase ou gotículas de gordura.

Diagnóstico Diferencial e Tratamento

O diagnóstico diferencial para este problema incluiria o papiloma escamoso, o carcinoma escamoso papilar, o carcinoma verrucosa e o condiloma acuminado.

O tratamento preferido dos profissionais geralmente consiste em uma excisão conservadora. A lesão não apresenta tendência à recidiva, mesmo em casos onde a excisão não é completa.

Agora você já conhece um pouquinho mais sobre o xantoma verruciforme, suas características e possíveis tratamentos. Caso identifique qualquer anomalia com características como as citadas acima, o ideal é consultar o seu profissional da saúde de confiança.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também