Confira aqui quando a endocrown é indicado na área da odontologia
Depois do tratamento de endodontia, é comum os dentistas indicaram a realização da restauração dentária. Porém, na área odontológica, há diversos tipos de técnicas de restauração. Uma delas inclui a colocação da endocrown.
A colocação da endocrown depende da análise do quadro clínico do paciente. Portanto, só depois da análise do profissional e dos exames necessários, é que será definido qual o melhor método de tratamento.
Endocrown é uma coroa cerâmica fixada nos dentes que passaram pelo tratamento endodôntico. Ela é minimamente invasiva e serve como uma técnica alternativa de restauração.
Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e esclarecer todas as suas curiosidades sobre as endocrowns. Vamos começar?
Conhecendo mais sobre o Tratamento Endodôntico
Tratamento endodôntico é toda técnica que tem como objetivo recuperar partes afetadas da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos periapicais.
Algumas razões para precisarmos passar pelo tratamento endodôntico são:
- Dor nos dentes;
- Dor no maxilar (superior) ou na mandíbula;
- Trauma visível, como dentes escurecidos que podem indicar infecção;
- Inchaço;
- Bolhas e pus;
- Dificuldade para mastigar; e
- Exposição do nervo.
Após o tratamento de endodontia, os profissionais recomendam a restauração dentária. Ela é um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente.
Ela também permite que o dente restabeleça sua forma natural, função, alinhamento e estética. No entanto, os processos de restauração envolvem técnicas tradicionais, como a colocação dos pinos intra-radiculares.
Porém, o problema com essas técnicas é que elas podem induzir tensões no canal radicular, levando a fratura.
Por isso que os profissionais da área criaram a técnica de colocação da coroa total de porcelana ou endocrown. Assim, esse processo de restauração tem um resultado mais positivo do que os outros.
Como a Endocrown é colocada nos dentes?
Como já vimos, a endocrown é uma coroa de cerâmica que é fixada nos dentes que passaram pelo tratamento endodôntico. Por isso, ela é ancorada na parte interna câmara pulpar e nas margens da cavidade.
O procedimento de fixação é simples, rápido e pouco invasivo. É ideal que você converse com o seu profissional de confiança e entenda como o procedimento será realizado de acordo com o seu quadro clínico.
Quais são os benefícios da Endocrown?
Uma das principais vantagens das coroas endodônticas adesivas é que elas não trazem prejuízos funcionais. Pelo contrário: elas garantem a funcionalidade normal do dentes que foi tratado endodonticamente.
E, exatamente por ser uma coroa, a endocrown assegura a estética dos dentes. Assim, sua coloração permanece esbranquiçada e sem manchas.
O que garante o tom natural para o dente, sem indícios de que ele passou por qualquer tratamento.
Além disso, não podemos esquecer que as coroas cerâmicas fixadas nos dentes duram por um período de tempo significativo. Desse modo, a longevidade funcional e estética são garantidas!
Cuide da Restauração com Endocrown
Para garantir a duração da técnica de restauração, cuide da sua higiene oral. Para isso, escove os dentes, passe o fio dental e o enxaguante bucal.
Alguns alimentos e bebidas, como refrigerantes, chás, chocolates e cafés podem manchar o material escolhido para a restauração. É aconselhável a limitação do consumo deles.
Por fim, faça visitas regulares ao dentista de confiança para assegurar a sua saúde bucal e checar se está tudo certo com a endocrown.