CLÍNICAS

Voluntariado é uma ótima maneira de prestar serviço social

Voluntariado é uma ótima maneira de prestar serviço social

O voluntariado beneficia tanto quem o pratica quanto quem o recebe

Durante o curso de odontologia ou após a conclusão, o dentista pode dedicar um período de sua carreira para se voltar ao voluntariado. É uma excelente maneira de adquirir bastante experiência e auxiliar inúmeras pessoas que não possuem condições de ter um tratamento odontológico adequado.

Existem várias ONGs (Organização Não Governamental) que procuram profissionais que desejam se candidatar ao voluntariado. Nesse artigo, vamos evidenciar algumas.

Voluntariado é uma atividade solidária na qual uma pessoa oferece seus serviços gratuitamente para ajudar alguém, sem receber qualquer remuneração ou lucro. Dessa forma, ela ampara quem realmente precisa e contribui para uma sociedade mais justa, praticando a cidadania.

O trabalho voluntário pode agir em diversas áreas, como na ciência, na educação, na cultura, na medicina, na assistência social, entre outras.

Na área da odontologia, o dentista pode atuar indo em escolas públicas, por exemplo, buscando ensinar modos de realizar uma ótima higiene bucal. Assim, contribui para prevenir doenças.

É importante mostrar às crianças logo cedo como se faz a escovação e como se usa o fio dental corretamente, para que criem esses hábitos, levando-os para o resto da vida.

Muitas delas não tem oportunidade de consultar o dentista. Por isso, é importante que os voluntários as procurem.

Tratamento acessível

Embora alguns profissionais ofereçam seus serviços gratuitamente, outros cobram um valor justo, apenas pelos materiais utilizados, viabilizando o tratamento.

Além disso, há consultórios odontológicos que atendem crianças de baixa renda. A seleção delas é feita por intermédio de instituições sociais e de escolas publicas.

Há ainda universidades que disponibilizam atendimento gratuito para os necessitados, bastando se dirigir ao hospital universitário delas. E, constantemente, durante as aulas, elas também precisam de pessoas que sirvam de modelo para receber os recursos terapêuticos.

Mas, mesmo assim, existem pacientes que não conseguem se deslocar até o local. Então, o dentista voluntário precisa visitá-los. Esse é o objetivo de projetos que trabalham em comunidades carentes.

Materiais odontológicos utilizados na consulta

Como sabemos, os materiais odontológicos possuem um preço elevado. Por essa razão, as ONGs normalmente aceitam doações dos próprios equipamentos ou em dinheiro, para que seja possível comprá-los.

Possibilidade de se destacar no mercado

Realizar trabalho voluntário engrandece o currículo do dentista. E muitas clínicas visam profissionais que tenham passado por essa experiência, pois o voluntariado na odontologia faz o profissional aprimorar suas competências que foram aprendidas em sala de aula.

Instituições de trabalho voluntário

Existe uma infinidade de instituições que focam no serviço voluntário. Se você ficou interessado, entre em contato com elas por meio dos sites. Lá, encontra-se maiores informações sobre a admissão.

Benefícios do Voluntariado

Os benefícios do voluntariado atingem quem pratica e quem recebe. Portanto, todo mundo sai ganhando. É uma maneira de criar vínculos sociais, desenvolver as habilidades comunitárias e técnicas, melhorar a qualidade de vida das pessoas e executar o exercício de solidariedade e altruísmo.

ACESSO RÁPIDO
    Silmara Alves Rozo Ducatti
    Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

    Leia também