Voluntariado é uma ótima maneira de prestar serviço social

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O voluntariado beneficia tanto quem o pratica quanto quem o recebe

Durante o curso de odontologia ou após a conclusão, o dentista pode dedicar um período de sua carreira para se voltar ao voluntariado. É uma excelente maneira de adquirir bastante experiência e auxiliar inúmeras pessoas que não possuem condições de ter um tratamento odontológico adequado.

Existem várias ONGs (Organização Não Governamental) que procuram profissionais que desejam se candidatar ao voluntariado. Nesse artigo, vamos evidenciar algumas.

Voluntariado é uma atividade solidária na qual uma pessoa oferece seus serviços gratuitamente para ajudar alguém, sem receber qualquer remuneração ou lucro. Dessa forma, ela ampara quem realmente precisa e contribui para uma sociedade mais justa, praticando a cidadania.

O trabalho voluntário pode agir em diversas áreas, como na ciência, na educação, na cultura, na medicina, na assistência social, entre outras.

Na área da odontologia, o dentista pode atuar indo em escolas públicas, por exemplo, buscando ensinar modos de realizar uma ótima higiene bucal. Assim, contribui para prevenir doenças.

É importante mostrar às crianças logo cedo como se faz a escovação e como se usa o fio dental corretamente, para que criem esses hábitos, levando-os para o resto da vida.

Muitas delas não tem oportunidade de consultar o dentista. Por isso, é importante que os voluntários as procurem.

Tratamento acessível

Embora alguns profissionais ofereçam seus serviços gratuitamente, outros cobram um valor justo, apenas pelos materiais utilizados, viabilizando o tratamento.

Além disso, há consultórios odontológicos que atendem crianças de baixa renda. A seleção delas é feita por intermédio de instituições sociais e de escolas publicas.

Há ainda universidades que disponibilizam atendimento gratuito para os necessitados, bastando se dirigir ao hospital universitário delas. E, constantemente, durante as aulas, elas também precisam de pessoas que sirvam de modelo para receber os recursos terapêuticos.

Mas, mesmo assim, existem pacientes que não conseguem se deslocar até o local. Então, o dentista voluntário precisa visitá-los. Esse é o objetivo de projetos que trabalham em comunidades carentes.

Materiais odontológicos utilizados na consulta

Como sabemos, os materiais odontológicos possuem um preço elevado. Por essa razão, as ONGs normalmente aceitam doações dos próprios equipamentos ou em dinheiro, para que seja possível comprá-los.

Possibilidade de se destacar no mercado

Realizar trabalho voluntário engrandece o currículo do dentista. E muitas clínicas visam profissionais que tenham passado por essa experiência, pois o voluntariado na odontologia faz o profissional aprimorar suas competências que foram aprendidas em sala de aula.

Instituições de trabalho voluntário

Existe uma infinidade de instituições que focam no serviço voluntário. Se você ficou interessado, entre em contato com elas por meio dos sites. Lá, encontra-se maiores informações sobre a admissão.

Benefícios do Voluntariado

Os benefícios do voluntariado atingem quem pratica e quem recebe. Portanto, todo mundo sai ganhando. É uma maneira de criar vínculos sociais, desenvolver as habilidades comunitárias e técnicas, melhorar a qualidade de vida das pessoas e executar o exercício de solidariedade e altruísmo.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.