A vitamina é a única produzida pelo nosso próprio corpo
A vitamina D tem influência direta na fisiologia óssea. Ela afeta diretamente a formação e resistência dos ossos dos indivíduos.
Por meio de pesquisas e estudos, essa importância da vitamina D já é bastante conhecida. Mas você sabia que ela também é extremamente relevante para nossa saúde bucal?
A vitamina D auxilia no processo de absorção do cálcio pelo nosso corpo, o que é fundamental para um bom desenvolvimento dos ossos e a mineralização dos dentes. Fora isso, a vitamina D ajuda na prevenção de doenças como a obesidade e a diabetes.
Relação da vitamina D com a saúde bucal
A deficiência de vitamina D e de cálcio na dieta pode trazer inúmeras complicações ao indivíduo. A principal é o risco da pessoa desenvolver osteoporose. Trata-se de uma doença que reduz a densidade e qualidade dos ossos.
Com isso, crescem as chances do desenvolvimento de periodontites em diversos graus de agressividade, o que pode ocasionar até mesmo perdas dentais.
Outro grande problema da ausência da vitamina na odontologia é a falta de osteointegração no caso de implantes dentários.
Isso significa que, na ausência da quantidade necessária de vitamina D no corpo, o paciente submetido a um implante dentário tem prejuízo na integração do osso com a superfície do implante.
Por isso é muito importante que os pacientes que apresentam deficiência de vitamina D façam controle periódico com um especialista em periodontia, para evitar problemas mais sérios.
Vitamina D e o tratamento ortodôntico
A utilização do aparelho ortodôntico faz com que os dentes se movam. Dessa maneira, outras estruturas como ossos, ligamentos e gengivas também passam por transições.
O aparelho funciona da seguinte maneira: aplica-se uma força no dente. A partir disso, é gerada uma reação inflamatória, que causa pequenas áreas de reabsorção óssea e outras de neoformação.
Essa é a única maneira do dente sair de uma posição para outra.
O tratamento se torna mais rápido a partir do momento em que existem condições fisiológicas adequadas para que a movimentação dental aconteça de forma saudável.
Portanto, é indispensável que a saúde óssea do indivíduo esteja em dia.
Onde posso encontrar essa vitamina?
Essa vitamina é a única que o nosso próprio corpo é capaz de sintetizar através da exposição à luz solar.
Mas, se você for daqueles que não possui muito contato com o sol, existem diversos alimentos que podem trazer esse nutriente para o seu organismo. Vamos listar os principais deles:
- Óleo de fígado de bacalhau
- Salmão cozido
- Ostras cruas
- Arenque fresco
- Leite ninho fortificado
- Ovo cozido
- Fígado de galinha
- Sardinha enlatada
Quando os níveis de vitamina D estão muito baixos, o indivíduo pode realizar o uso de suplementos em cápsulas ou gotas, que devem ser utilizados conforme orientação profissional.
Agora que você já sabe os inúmeros benefícios da vitamina D, trate de tomar mais sol e realizar uma dieta balanceada, com a presença de diversos alimentos que possuem esse nutriente.
O contato com a vitamina D traz uma série de benefícios para a nossa saúde em geral.